Notícia
Wall Street fecha no vermelho em dia de resultados das "big tech"
Wall Street fechou a sessão a perder, num dia marcado por importantes dados económicos que mostraram que a maior economia mundial continua saudável. Os principais índices foram pressionados por quedas nas produtoras de "chips", enquanto aumenta a incerteza face às eleições presidenciais.
Wall Street fechou a sessão desta quarta-feira em terreno negativo. Durante o dia, foram conhecidos importantes dados que permitiram avaliar a saúde da economia norte-americana, que manteve um crescimento robusto nos três meses de verão.
À medida que se aproximam as eleições presidenciais, estes dados dão aos analistas uma perspetiva de qual o caminho que a Reserva Federal (Fed) norte-americana poderá seguir no que toca à flexibilização da política monetária. Esta quarta-feira, os investidores estão atentos à divulgação dos resultados trimestrais da Meta e da Microsoft.
A pressionar os principais índices estiveram as produtoras de semicondutores, influenciadas por uma queda da Nvidia, mas também por resultados pouco animadores da Advanced Micro Devices, que tombou mais de 10%.
O S&P 500 caiu 0,33% para os 5.813,73 pontos, enquanto o Dow Jones perdeu 0,22% para 42.141,60 pontos. Já o Nasdaq Composite desvalorizou 0,56% para 18.607,93 pontos.
A economia dos EUA cresceu a um ritmo robusto no terceiro trimestre, com as compras por parte das famílias a acelerarem e o governo federal a aumentar as despesas com a defesa. Segundo a estimativa rápida divulgada esta quarta-feira pelo Bureau of Economic Analysis, a maior economia mundial registou um crescimento de 2,8% em termos anualizados. No terceiro trimestre, o PIB tinha avançado, em termos reais, 3%.
"O crescimento sólido, mas não estrondoso, enquadra-se perfeitamente no atual cenário económico", afirmou à Bloomberg Bret Kenwell, da eToro. Acrescentou que "com uma leitura muito elevada, os investidores provavelmente questionariam a decisão da Fed de cortar as taxas em 50 pontos base em setembro, enquanto uma impressão fraca poderia reacender as preocupações sobre uma economia em deterioração."
Entre os movimentos de mercado, a rede social Reddit, que entrou em bolsa no passado mês de março, subiu quase 42% depois de as vendas e previsões terem superado as expectativas dos analistas. Já a Caterpillar, fabricante das emblemáticas retroescavadoras amarelas, cedeu mais de 2% devido à redução das suas perspectivas de vendas com o abrandamento da atividade de construção em todo o mundo.
Entre as "big tech", esta quarta-feira é a vez da Meta e da Microsoft apresentarem resultados trimestrais, seguindo-se, durante o dia de amanhã, a Amazon e a Apple.
A Alphabet cresceu 2,92%, a Amazon ganhou 1%, a Microsoft avançou 0,13%. Já a Apple caiu 1,53%, a Nvidia desvalorizou 1,36% e a Meta cedeu 0,25%.