Notícia
Vitória dos Republicanos nas eleições intercalares anima Wall Street
As bolsas norte-americanas fecharam em alta, com os principais índices a marcarem novos recordes, depois de os Republicanos terem conquistado a primeira maioria no Senado em oito anos.
O Dow Jones encerrou a somar 0,58% para 17.484,43 pontos, o que constitui um novo máximo histórico.
Em recordes esteve também o Standard & Poor’s 500, que terminou a subir 0,57% para 2.023,57 pontos, o que representou um máximo de fecho.
Em contrapartida, o índice tecnológico Nasdaq Composite cedeu muito ligeiramente, a recuar 0,06% para 4.620,72 pontos, penalizado pelos títulos ligados à Internet e às biotecnologias, que tiveram um desempenho negativo.
As praças do outro lado do Atlântico foram sustentadas pela vitória dos Republicanos nas eleições intercalares nos EUA e pelo anúncio de que o sector privado contratou mais trabalhadores no mês passado do que aquilo que era esperado pelos economistas.
Os Republicanos, além de terem assegurado a manutenção do controlo na câmara baixa (Câmara dos Representantes), garantiram os assentos necessários para assegurar a maioria na câmara alta (Senado), passando assim a deter maioria nas duas câmaras norte-americanas, que compõem o Congresso.
A Alpha Natural Resoureces e a Peabody Energy lideraram os ganhos entre os produtores de carvão, a dispararem 17% e 4,8%, respectivamente, animadas pelas expectativas de que os Republicanos se oponham às restrições relativas ao uso de hidrocarbonetos.