Notícia
Tecnológicas impulsionam acções asiáticas
As empresas tecnológicas lideraram os ganhos dos mercados asiáticos, depois das norte-americanas Intel e International Business Machines (IBM) terem apresentado lucros trimestrais em linha com o esperado. O Nikkei avançou 1,11% e o Hang Seng subiu 0,96%.
O índice de referência da praça nipónica [NKY] fechou nos 10.755,45 pontos, enquanto a praça de Hong Kong terminou nos 10.246,08 pontos.
A NEC, a maior fabricante japonesa de computadores, valorizou 2,59%, enquanto a Tokyo Electron, a segunda maior fabricante de equipamento para semicondutores, progrediu 6,82%.
Os analistas, citados pelas agências internacionais, afirmam que os resultados da Intel [INTC] e da IBM [IBM] poderão trazer uma maior pressão compradora sobre um sector que tem vindo a ser «demasiado penalizado».
Em Hong Kong, as subidas foram lideradas pela Hutchinson Whampoa, o maior investidor nas telecomunicações na Europa, depois da «holding» ter anunciado a venda de parte da sua posição na britânica Vodafone. Os títulos da Whampoa ganharam 5,31%