Notícia
Subida das taxas pode eliminar 3,8 biliões às carteiras de obrigações
O FMI alerta para o risco de se assistir, em resultado da normalização da política monetária dos EUA, a uma subida rápida das taxas de juro nos mercados de crédito. A acontecer, pode eliminar 8% do valor das carteiras de obrigações.
Tendo em conta as alterações estruturais verificadas nos mercados de dívida, associadas à expectativa de normalização da política monetária nos EUA, os riscos estão a aumentar, diz o FMI. E para ilustrá-los, no Relatório de Estabilidade Financeira é feito um "teste" ao impacto da subida das "yields" das obrigações. O resultado é uma desvalorização de 8% das carteiras globais, o equivalente a 3,8 biliões de dólares.
"Para ilustrar os potenciais riscos para os mercados de dívida, este relatório analisa o impacto de um rápido ajustamento dos juros das obrigações (de 100 pontos base) e da normalização dos prémios de risco (em 100 pontos base)", diz o FMI. "Um choque desta magnitude pode reduzir o valor de mercado das carteiras globais de dívida em mais de 8%, ou 3,8 biliões de dólares", refere o relatório.
Caso perdas deste nível venham efectivamente a verificar-se num curto período de tempo, há grandes riscos para a estabilidade financeira, adverte o FMI. No relatório publicado esta quarta-feira, alerta para o facto de "o ajustamento das carteiras e a turbulência [que tal evento teria nos mercados] poderá levar à disrupção dos mercados mundiais".