Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Baixa rentabilidade da banca aumenta riscos para a economia

O FMI revela que 80% dos activos das maiores instituições financeiras mundiais não cobrem os custos do capital. Há um problema de rentabilidade que, nota o Relatório de Estabilidade Financeira, pode ser um risco para as economias.

Reuters
08 de Outubro de 2014 às 14:02
  • ...

O Fundo Monetário Internacional (FMI) salienta o trabalho feito pelo sector financeiro nos últimos anos. Diz, no Relatório de Estabilidade Financeira, que a banca ajustou-se. Mas o negócio não está a gerar a rentabilidade necessária para ser sustentável e, nesse sentido, dar suporte às economias, especialmente as da Zona Euro. Se nada for feito, podem tornar-se numa ameaça para a retoma.

 

"A baixa rentabilidade aumenta as preocupações relativamente à capacidade de alguns bancos construírem e manterem almofadas de capital que lhes permitam dar resposta à procura por crédito", diz o FMI. De forma a dar uma noção do problema, o FMI revela que "80% dos activos das maiores instituições financeiras mundiais não cobrem os custos do capital". Por isso, precisam de rever os seus modelos de negócio.

 

"Tendo por base uma amostra de 300 bancos de economias desenvolvidas, o relatório revela que muitos bancos têm a capacidade potencial de fornecerem crédito", diz o FMI. Contudo, "um grupo de instituições, nomeadamente na Zona Euro, precisará de realizar uma elevada revisão dos preços para gerar lucros sustentáveis que lhes permitam reforçarem as suas almofadas de capital".

 

Tendo em conta que esse revisão dos preços poderá não ser exequível, especialmente se não for seguida por todos os participantes no mercado, "isso poderá limitar a capacidade desses bancos [referindo-se em especial aos da Zona Euro] de darem resposta à procura por crédito, particularmente nos países que mais necessitam de uma recuperação no crédito para animar a economia".

Ver comentários
Saber mais Fundo Monetário Internacional FMI banca serviços financeiros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio