Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 acompanha tendência europeia e cede 0,09%

A Euronext Lisbon seguia em perda de 0,09%, acompanhando a tendência generalizada das principais praças europeias, com os títulos da PT a pressionar a bolsa nacional. A valorização da EDP limitava as perdas do índice.

05 de Setembro de 2003 às 12:49
  • ...
A Euronext Lisbon seguia em perda de 0,09%, acompanhando a tendência generalizada das principais praças europeias, com os títulos da PT a pressionar a praça nacional. A valorização da EDP equilibrava as contas do índice e evitava perdas maiores.

O PSI-20 [PSI20] descia para os 6.001,59 pontos com quatro empresas a subir, sete a descer, nove inalteradas e cerca de 20,6 milhões de euros negociados.

«A Portugal Telecom (PT) continua e vai continuar, nas próximas sessões, a condicionar o índice», referiu um operador ao Negocios.pt.

A mesma fonte sublinha os avisos que têm vindo a ser feitos pelas casas de investimento, que indicam uma possível correcção do título à medida que se aproxima a data de divulgação dos resultados semestrais, a 17 de Setembro.

Na banca, o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] perdia 0,62% para os 1,61 euros, enquanto o Banco Espírito Santo (BES) [BESN] e o Banco BPI [BPINN] mantinham-se inalterados nos 12,79 euros e 2,45 euros, respectivamente.

A EDP, que ontem descontou os resultados semestrais apresentados no dia anterior com um deslize de 1,51%, subia 1,02% para os 1,98 euros. Os títulos da eléctrica [EDP] materializavam a subida mais substancial para o índice nacional.

No sentido inverso, as acções da Portugal Telecom (PT) [PTC] eram as que mais pressionavam o PSI-20. Os títulos da operadora liderada por Miguel Horta e Costa perdiam 0,77% para os 6,42 euros.

Numa nota de «research» datada de ontem, o BPI afirma que os títulos da Portugal Telecom poderão vir a sofrer com a apresentação dos resultados semestrais e recomenda aos investidores para ficarem «underweight» no título durante o mês de Setembro. Contudo, o BPI, que é accionista da PT, tem um preço-alvo para operadora de 9,70 euros por acção.

A maioria dos analistas espera uma descida significativa nos lucros semestrais da PT devido aos custos extraordinários para cobrir o plano de reestruturação da PT Comunicações.

A Cofina [COFI], que segundo uma notícia de hoje do jornal «O Independente» pode vir a comprar uma posição de controlo no capital da Cabovisão até ao final do ano aos canadianos da CSII, seguia a perder 0,43% para os 2,32 euros.

De acordo com o BPI, a entrada da Cofina no capital da Cabovisão tem um impacto «positivo» na avaliação da empresa liderada por Paulo Fernandes, pois a companhia tem uma quota de 18% na televisão por cabo em Portugal e é o único operador que oferece um serviço triplo. O banco também é detentor de uma posição na Cofina, empresa que, por sua vez, publica o Jornal de Negócios e o Negocios.pt.

A Brisa [BRISA] segue a tendência de subida das últimas sessões e valorizava 0,4% para os 5,05 euros. A empresa vai continuar no Dow Jones Sustentability Índex em 2004, um índice que incorpora apenas empresas com resultados financeiros sólidos e crescimento sustentável. A Brisa é a única empresa nacional que faz parte deste índice.

No grupo de Belmiro de Azevedo, a Sonae SGPS [SON] seguia inalterada nos 0,48 euros enquanto a Sonaecom [SNC], que controla a Optimus, Novis e Clix, perdia 0,51% para os 1,97 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio