Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nasdaq e NYSE vão ter um novo desafio: a Texas Stock Exchange

Com sede em Dallas, a nova bolsa de valores já arrecadou mais de 120 milhões de dólares, apoiado sobretudo pela BlackRock e Citadel. O Texas oferece políticas fiscais mais favoráveis a empresas que queiram ter sede nos EUA, colocando uma onda de pressão nas duas maiores bolsas do país.

Reuters
05 de Junho de 2024 às 19:49
  • ...

Falta apenas um passo para começar a operar ainda este ano, mas está prestes a nascer uma nova bolsa de valores com sede em Dallas, no Texas. A Texas Stock Exchange já conseguiu angariar 120 milhões de dólares e está em vias de entregar à Securities and Exchange Commission (SEC, o regulador dos mercados nos EUA) os documentos de registo para que se torne oficial.  

A ideia surgiu do grupo TXSE que, apoiado por "pesos pesados" de Wall Street – como a Citadel e a Blackrock -, quer enfrentar as habituais bolsas centradas em Nova Iorque, na esperança de atrair mais empresas internacionais para a área metropolitana do Texas, onde se têm instalado grandes empresas financeiras, como o Goldman Sachs e a Charles Schwab.

A informação foi avançada pelo próprio diretor executivo da bolsa, James Lee, através do Linkedin, que revelou ainda que o funcionamento da TXSE, que deverá arrancar no próximo ano, será totalmente eletrónico. Em declarações ao Wall Street Journal, Lee reforçou que entrar na bolsa "texana" significa ainda um alívio fiscal face aos altos custos de "compliance" que a Nasdaq e a NYSE exigem.  

Os baixos impostos e um ambiente regulatório menos severo atrai cada vez mais empresas para o Texas, que está a desenvolver um sistema de tribunais "empresariais", visando lidar com litígios corporativos mais complexos.  

"A Bolsa de Valores do Texas vai permitir que empresas norte-americanas e internacionais tenham acesso aos mercados de capitais dos EUA, assim como proporcionar um local para negociar e registar empresas públicas", afirmou o TXSE, em comunicado citado pela Bloomberg. 

 

Enfrentar o duopólio de Nova Iorque 

Entrar num mercado composto por 16 bolsas de valores não será tarefa fácil para a TXSE. Os volumes de negociações entre as diversas bolsas nos EUA são bem distintos: desde o início do século que a Nasdaq e a NYSE lideram a corrida, representando 15% e 20% das negociações, de acordo com a Bloomberg - como um "duopólio".

Já outras bolsas de valores "regionais", como a de Boston, Filadélfia e Chicago, acabaram por se fundir com as duas gigantes da indústria, isto porque não conseguiam atrair os "traders".  

E que benefícios traz para as empresas a escolha de uma bolsa local? Além do alívio fiscal, como motivação normalmente oferecem incentivos como marketing em outdoors na icónica Times Square ou tocar o sino de abertura da sessão. Uma vez registada, a empresa gera lucro constante para a bolsa – a não ser que a troque por uma rival.  

A atração pelos Texas já chegou às multinacionais: a Tesla e a SpaceX, ambas de Elon Musk. O CEO já terá pedido aos acionistas da fabricante de carros para que apoiem uma proposta para transferir o contrato social da empresa de Delaware para o estado. No início do ano, Musk revelou que a transferência da SpaceX para o Texas também já estava em curso.  

Ver comentários
Saber mais EUA Bolsa de Valores Texas Nasdaq NYSE TXSE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio