Notícia
Nasdaq com mais força pela mão das novidades da Apple
As bolsas norte-americanas encerraram em alta, com a Apple a dar mais vigor ao Nasdaq no dia em que arrancou a Conferência Mundial de Programadores.
O Dow Jones fechou a somar 0,59% para 26.024,96 pontos, e o Standard & Poor’s 500 avançou 0,65% para 3.117,86 pontos.
Mas quem sobressaiu nos ganhos de hoje foi o tecnológico Nasdaq Composite, que valorizou 1,11% para se fixar nos 10.056, 48 pontos, muito perto do seu máximo histórico de 10.086,89 pontos estabelecido a 10 de junho, animado especialmente pela subida de perto de 3% da Apple.
A Conferência Mundial de Programadores (WorldWide Developers Conference – WWDC) da Apple, que arrancou esta segunda-feira, já deu assim frutos à cotação em bolsa.
A empresa da maçã anunciou uma remodelação do ecrã principal dos iPhones, um upgrade nos seus iPods, novidades no Mac, no Siri, na Apple Library e no Apple Watch, entre outras funcionalidades e arquitecturas, deixando os investidores satisfeitos e ajudando a dar força ao Nasdaq.
A empresa levantou a ponta do véu sobre o novo sistema operativo do iPhone, o iOS14 (compatível com o iPhone 6S ou superior), incluindo actualizações na forma como se descarregam apps e como estas são distribuídas no ecrã.
Além disso, revelou uma forma mais fácil de descobrir e aceder a novas aplicações. A funcionalidade, chamada de App Clips, mostra parte de apps que podem ser usadas no momento em que é necessária, seja encomendando uma scooter para entrega em casa ou comida de um restaurante, refere a CNN.
Foi também apresentada uma nova funcionalidade da câmara, que enquadra pessoas que estão em vários locais.
A Apple apresentou também novas actualizações nos grupos de conversação do iMessage, incluindo a opção de marcar as conversas mais importantes e mencionar outroas pessoas em conversas de grupo, muito à semelhança do Slack.
E não se ficou por aqui, revelando ainda uma nova opção para os utilizadores destrancarem e ligarem os seus automóveis a partir de um iPhone. Esta funcionalidade, chamada de CarKey, só estará inicialmente disponível nos novos BMW Série 5 de 2021.
A tecnológica liderada por Tim Cook informou também que passará a fabricar os seus chips (passando a ter os primeiros Mac com processadores próprios), negócio que até agora tem estado nas mãos da Intel.
Com isto, a Intel perdeu força em bolsa, mas encerrou no verde, a ganhar 0,79% para 60,09 dólares.
A tecnológica sediada em Cupertino (Califórnia) anunciou também o novo processador Apple Silicon para os Mac.
A WWDC decorre até 26 de junho. Ao contrário do habitual, este ano será totalmente virtual devido à pandemia.
A travar maiores ganhos na sessão de hoje em Wall Street continuaram a estar os receios em torno do aumento de casos de covid-19 a nível mundial.
A Organização Mundial da Saúde reportou ontem uma subida recorde no número de casos a nível global, com os maiores aumentos a provirem da América do Norte e do Sul.