Notícia
Governo italiano pode juntar-se à Euronext para comprar operadora da bolsa
Segundo a Bloomberg, o governo de Itália está a ponderar juntar-se à operadora da bolsa de Lisboa para fazer comprar a Borsa Italiana.
O governo italiano está a considerar juntar-se à Euronext para avançar para a aquisição da operadora da bolsa do país, a Borsa Italiana SpA, avança a Bloomberg esta quarta-feira, 12 de agosto.
Num dos cenários que está a ser equacionado, a Euronext ficaria detentora da bolsa italiana, que é gerida pela London Stock Exchange, enquanto o banco de investimento estatal Cassa Depositi e Prestiti SpA ficaria com uma participação na Euronext, segundo fontes citadas pela agência de notícias.
Outra possibilidade é o governo italiano e a Euronext apresentarem propostas separadas antes de se unirem mais tarde no processo.
A London Stock Exchange anunciou no mês passado que iniciou negociações para alienar parte ou a totalidade da Borsa Italiana para satisfazer os reguladores europeus que estão a analisar a sua oferta de compra pela Refinitiv. Nesse contexto, a empresa iniciou um processo de venda da plataforma de negociação de obrigações da Borsa Italiana, a MTS, que terá,entre os interessados, a Deutsche Boerse AG.
Segundo a Bloomberg, a MTS também poderá atrair o interesse de outras operadoras incluindo a Nasdaq, e mesmo do governo italiano, que poderá tentar comprar apenas a MTS se não conseguir um acordo mais amplo para comprar a totalidade da Borsa Italiana.
A Euronext integra atualmente as bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Lisboa, Londres, Oslo e Paris.