Notícia
Fed descarta subidas de juros acima de 50 pontos e Wall Street festeja
As bolsas norte-americanas fecharam em franca alta, animadas pelo facto de o presidente do banco central ter afastado aumentos de 75 pontos base na taxa diretora.
A Reserva Federal norte-americana subiu hoje a taxa dos fundos federais em 50 pontos base (numa decisão unânime), mas está confiante numa aterragem suave – ou seja, reduzir a inflação sem desencadear uma recessão – e não está a ponderar subir os juros diretores em 75 pontos base, o que animou o mercado.
O índice industrial Dow Jones fechou a somar 2,81% para 34.061,06 pontos e o tecnológico Nasdaq Composite valorizou 3,19% para 12.964,86 pontos.
Já o Standard & Poor’s 500 encerrou a ganhar 2,99% para 4.300,17 pontos. Foi o maior pulo diário desde maio de 2020.
O facto de o presidente da Fed, Jerome Powell, ter aliviado os receios de que o banco central embarcasse num ritmo mais agressivo de endurecimento monetário – no seu combate à subida da inflação, atualmente em máximos de 40 anos – acabou por trazer alívio às bolsas.
Powell disse que está em cima da mesa um aumento de 50 pontos base nas duas próximas reuniões de política monetária da Reserva Federal (em junho e julho), mas sublinhou que não está a ser ponderada a possibilidade de um aumento na ordem dos 75 pontos base.