Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon segue com queda inferior a congéneres europeias

A Euronext Lisbon seguia a desvalorizar, a acompanhar as bolsas europeias, que seguiam penalizadas pela escalada do petróleo e por receios terroristas. Em Lisboa, apenas duas acções ganhavam valor – BCP e Corticeira Amorim – e a EDP e o BES lideravam as q

04 de Agosto de 2004 às 13:07
  • ...

O índice PSI-20 [psi20] cotava nos 7.046,43 pontos, com duas acções a subir, 15 a descer e três inalteradas. Na Europa os principais índices desciam mais de 1%.

O indicador de clima, que mede a confiança dos empresários, atingiu em Julho a quinta subida consecutiva, enquanto o optimismo dos consumidores portugueses mantém a tendência de subida iniciada em Abril, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

O preço do crude continua a bater máximos históricos em todas as sessões e hoje fixou o novo recorde nos 44,28 dólares na bolsa de Nova Iorque. A preocupação de que a OPEP não tem capacidade para aumentar a produção de modo a satisfazer a oferta continua a ser a justificação.

Filipe Almeida, operador da corretora Probolsa, afirmou ao Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) que as bolsas estão pressionadas pelo petróleo e pelo alerta laranja nos Estados Unidos. O operador destacou a ParaRede pela negativa, pois a acção «encontra-se a cotar nos 0,32 euros, muito perto do valor do aumento de capital».

Filipe Almeida realçou também o BPI que caía «devido à falta de notícias ou ao envolvimento do banco na aquisição dos 40% da Galp». Por último, em relação à Jerónimo Martins, o operador disse que a evolução das acções já vinha a antecipar os resultados.

A Electricidade de Portugal (EDP) [edp] depreciava 0,88% para 2,25 euros. A empresa anunciou a semana passada um aumento de capital na ordem dos 1,2 milhões de euros para aumentar a sua participação na Hidroeléctrica do Cantábrico (HidroCantábrico) e os investidores têm vindo a penalizar o papel.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] mantinha a amplitude da queda registada na parte da manhã e seguia agora nos 8,32 euros, a resvalar 0,36%, com mais de 702 mil acções.

Na sessão de hoje, o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] destacava-se neste sector, ao ser o banco que mais contribuía para as perdas do índice. O banco liderado por Ricardo Salgado descia 1,12% para 13,30 euros. Na restante banca, o Banco Comercial Português (BCP) [bcp] marcava 1,71 euros, a apreciar 1,18%, com uma liquidez de 2,43 milhões de acções transaccionadas e o Banco BPI [bpin] cotava nos 2,88 euros, a perder 1,37%.

Os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal já apresentaram lucros no final do semestre, tendo sido de 593 milhões de euros, uma subida de 13,1% em relação ao mesmo período de 2003.

A Jerónimo Martins [jmar] subtraía 2,13% à cotação de ontem, fixando-se nos 8,86 euros. A distribuidora anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro semestre cresceram 77,6% face ao período homólogo do ano passado. A segunda maior distribuidora nacional beneficiou do corte de custos e da descida da dívida, em 230 milhões de euros.

No entanto, os resultados não surpreenderam positivamente os analistas. O BPI avalia o impacto num intervalo entre «neutral e ligeiramente negativo», enquanto o Millennium bcp investimento pondera a revisão em baixa das estimativas, caso a empresa de Luís Palha não recupere até ao final do ano.

A Efacec [efa] valorizava 1,49% para 2,05 euros. A acção é a mais bem posicionada para integrar o PSI-20 na próxima revisão ordinária ou extraordinária, caso a OPA em curso sobre a Portucel reduza significativamente o «free float» da empresa de papel. Na Lista de Espera de Agosto, divulgada ontem pela Euronext Lisbon, a Reditus caiu para a segunda no «ranking».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio