Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro perde com crescimento do PIB acima do esperado nos EUA

O euro perdia 1,24% face ao dólar, depois do Governo norte-americano ter anunciado que o produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) cresceu 2% no primeiro trimestre deste ano, números acima das expectativas dos analistas.

27 de Abril de 2001 às 17:18
  • ...
O euro perdia 1,24% face ao dólar, depois do Governo norte-americano ter anunciado que o produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) cresceu 2% no primeiro trimestre deste ano, números acima das expectativas dos analistas.

A moeda única cotava nos 0,8922 dólares e recuava 0,84% relativamente à divisa nipónica, ao transaccionar nos 110,41 ienes.

A economia norte-americana cresceu a um ritmo anual de 2% no primeiro trimestre do corrente ano, depois de avançar 1% nos três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Departamento do Comércio dos EUA.

Os dados avançados hoje surpreenderam os analistas, que aguardavam uma progressão do PIB norte-americano na ordem dos 1,1%.

O aumento verificado nos primeiros três meses de 2001 esteve relacionado com um crescimento de 3,1% no consumo privado, que representa 75% do PIB norte-americano, e que compensou as descidas verificadas ao nível do investimento e dos «stocks» das empresas.

Desde o início do corrente ano, a Reserva Federal (FED) norte-americana baixou a sua principal taxa de juro por quatro vezes, num total de 200 pontos base, para os actuais 4,5%, na tentativa de impulsionar a maior economia mundial.

Com as taxas mais baixas, o preço do dinheiro desce, o que pode servir de incentivo às pessoas e empresas para recorrerem a financiamentos para aumentarem o seu nível de consumo e investimento.

Na Zona Euro, a taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE), ou REFI, situa-se actualmente nos 4,75%, com o BCE a ser o único dos principais bancos centrais mundiais que ainda não baixou as taxas desde o início deste ano, continuando a aguardar por indícios de recuo das pressões inflacionistas.

Em Março, a taxa de inflação da Zona Euro situava-se nos 2,6%, acima da meta de 2% traçada pela autoridade monetária europeia. A Comissão Europeia prevê que este indicador esteja nos 2,2% no final do corrente ano.

O BCE realiza a sua próxima reunião no dia 10 de Maio.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio