Notícia
É a cotada mais valiosa da Europa. Mas quem é a SAP?
A empresa alemã de software SAP destronou a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk como a cotada mais valiosa da Europa. A aposta na inteligência artificial deu um impulso às vendas e à valorização em bolsa. O explicador da semana dá a conhecer a gigante alemã.
O nome são as iniciais do nome original da empresa em alemão: Systemanalyse Programmentwicklung, que significa Desenvolvimento de Programas de Análise de Sistemas. Fundada em 1972, na Alemanha, a SAP começou como um pequeno empreendimento de cinco pessoas, cinco antigos engenheiros da IBM, e tornou-se numa empresa multinacional, com mais de 107.000 colaboradores em todo o mundo.
Há mais de meio século que ajuda empresas e organizações de todos os tamanhos e setores de atividade a gerirem os negócios e a crescerem de forma sustentável. É líder global em aplicações empresariais e inteligência artificial para empresas e apresenta-se como o elo de ligação entre negócios e tecnologia. A SAP é a maior fabricante de software da Europa e, nos últimos anos, tem apostado cada vez mais na venda de licenças de software na cloud.
Para que serve o software SAP?
Os modelos de negócio tradicionais costumam descentralizar a gestão de dados, o que leva a dificuldades no acesso a informações dos colaboradores de diferentes funções nas empresas. Além disso, a duplicação de dados em vários departamentos
aumenta os custos de armazenamento.
O software da SAP aposta na centralização da gestão de dados, o que ajuda as empresas a gerirem melhor processos empresariais complexos, acelerar fluxos de trabalho, melhorar a eficiência operacional, aumentar a produtividade e, em última análise, aumentar os lucros.
A cotada mais valiosa da Europa
A 24 de março, a SAP destronou a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk como a cotada mais valiosa da Europa. A aposta na inteligência artificial generativa deu um impulso às vendas da tecnológica alemã, levando as ações da SAP a valorizar 2,34%.
As ações da SAP ganharam cerca de 7,5% este ano, enquanto as do Novo Nordisk desvalorizaram quase 18%. Nos últimos 12 meses, a SAP já valorizou 42%.
Em Portugal, o volume de negócios da SAP atingiu um novo recorde em 2024: 192 milhões de euros, cerca de 10% acima do valor registado no ano anterior.
Os analistas ouvidos pela Bloomberg estimam que as vendas da empresa aumentem 12% este ano.