Notícia
Dow Jones acima dos 18 mil pontos após PIB dos EUA registar o maior crescimento da última década
O índice industrial Dow Jones superou pela primeira vez os 18 mil pontos e o S&P500 atingiu um novo máximo histórico. Isto depois de ter sido divulgado que o PIB dos Estados Unidos cresceu 5% no terceiro trimestre.
Os principais índices norte-americanos estão a negociar em máximos esta terça-feira, 23 de Dezembro, depois de ter sido divulgado que a economia dos Estados Unidos cresceu ao ritmo mais rápido da última década no terceiro trimestre deste ano. Esta é a quinta sessão consecutiva de ganhos em Wall Street.
O índice tecnológico Nasdaq sobe 0,2% para 4,790,80 pontos enquanto o índice industrial Dow Jones avança 0,27%, para superar pela primeira vez a barreira dos 18 mil pontos (18.007,88 pontos). Já o S&P500 valoriza 0,2% para 2.083,66 pontos, um novo máximo histórico.
Esta terça-feira, antes da abertura do mercado, foi divulgado que o produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos registou um crescimento homólogo de 5% no terceiro trimestre, o maior avanço desde o mesmo período de 2003.
O crescimento da economia norte-americana foi superior às projecções de 3,9% do Departamento do Comércio e das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam uma subida de 4,3%.
"O mercado estava a ‘crepitar’ ontem e o final do ano continua a empurrá-lo para cima", referiu, em declarações à Bloomberg, Stephen Carl, director de negociação da Williams Capital Group. "Estes números estão a adicionar combustível ao fogo. A Fed fez parte da alimentação de combustível, e temos de juntar a isso o impulso de final de ano".
O mercado norte-americano está a negociar em alta desde a passada quarta-feira, dia em que a Reserva Federal dos Estados Unidos garantiu que será "paciente" em relação ao 'timing' da subida dos juros.