Notícia
Bolsas asiáticas sobem pela primeira vez em sete dias
As bolsas asiáticas estão esta manhã a subir, depois de seis dias consecutivos de quedas, o maior deslize em mais de dois meses, depois da divulgação de relatórios nos Estados Unidos e na Europa que dão conta de uma recuperação económica. O iene encontra-se a perder face ao dólar.
O índice MSCI Ásia Pacífico está a avançar 1,5% para 131,54 pontos, com os 10 grupos industriais a registarem subidas. Sete acções estão a subir por cada duas que caem. Esta semana, o índice encontra-se a perder 2,1%, fruto das preocupações em torno do abrandamento das economias emergentes e da redução dos estímulos à economia por parte da Reserva Federal norte-americana.
“O facto de a recuperação nos Estados Unidos e na Europa estar a melhorar, ainda que ligeiramente, é uma boa base para os mercados”, afirmou Matthew Sherwood, da Perpetual Investments. “Os mercados estão numa fase de transacção. Os investidores têm de, numa primeira fase, eliminar a distorção dos preços criada pela expansão monetária”.
Os relatórios mostram que a produção industrial na Europa está a melhorar mais do que era esperado, e nos Estados Unidos menos trabalhadores estão a recorrer ao subsídio de desemprego.
O nipónico Nikkei sobe 1,94%, para os 13.624,49 pontos, enquanto o Topix aprecia 1,94%, para os 1.139,13 pontos. O índice de Xangai sobe 0,3%, depois do Deutsche Bank ter revisto em alta o crescimento para a segunda metade do ano na China de 7,6% para 7,7%.