Notícia
Bolsa nacional sobe quase 1% na terceira sessão de ganhos
A bolsa lisboeta está a ganhar terreno esta quarta-feira, animada pelas valorizações do sector das telecomunicações, numa manhã em que as praças do Velho Continente estão a recuperar das perdas da última sessão.
O PSI-20 sobe 0,71%, para 5.463,09 pontos, com 14 acções em alta, três em queda e três inalteradas. Na Europa o sentimento é igualmente positivo, com os índices do Velho Continente a regressarem aos ganhos, depois de ontem terem fechado em queda.
Os investidores mundiais estão com os olhos postos no discurso que Ben Bernanke fará hoje no Congresso americano, aguardando as palavras do presidente da Reserva Federal dos EUA em relação à política de estímulos no país.
Em Lisboa o PSI-20 consegue a terceira sessão consecutiva de ganhos, numa semana em que as atenções a nível doméstico continuam na crise política que teve início no princípio do mês. PS, PSD e CDS tentam fechar até domingo o compromisso de salvação nacional pedido pelo Presidente da República.
A impulsionar a negociação estão as acções do sector das telecomunicações, com a Zon Multimédia a subir 3,7%, para 3,837 euros, enquanto a Portugal Telecom avança 0,9%, para 2,805 euros, depois de no início da semana ter tocado em mínimos de 1996. A Sonaecom avança 2,41% para 1,613 euros.
A determinar os ganhos está ainda o grupo EDP. A eléctrica soma 1,04%, para 2,436 euros, isto apesar de a Fitch ter avisado esta terça-feira que pode cortar o “rating” da EDP, devido a novas regras no mercado eléctrico espanhol. Já a EDP Renováveis cede 0,37%, para 3,736 euros.
Destaque ainda para o Banif. O banco liderado por Jorge Tomé, que tem estado sob forte pressão, devido ao aumento de capital que está a realizar e que termina amanhã, está a disparar 21,95%, para 5 cêntimos, tendo já valorizado um máximo de 26,83%.
No resto da banca a tendência é também positiva, numa sessão que ficará marcada pela emissão de dívida de curto prazo, pois será a primeira desde o arranque da crise política em Portugal. O Banco Comercial Português ganha 1,14% para 0,089 euros, o Banco Espírito Santo avança 1,34% para 0,603 euros, enquanto o Banco BPI está estável nos 0,879 euros.
O BPI reembolsou mais 80 milhões de euros de CoCo’s (obrigações subordinadas de capital contingente) ao Estado, reduzindo os fundos públicos injectados na instituição para 920 milhões de euros. Este valor fica abaixo dos 100 milhões de euros anunciados na apresentação dos resultados do primeiro trimestre e é a quarta vez que a entidade antecipa o pagamento ao Estado.