Notícia
Bolsa grega desce 2,5% em dia de Eurogrupo
Os investidores aguardam com expectativa os desenvolvimentos em torno da Grécia e de um acordo com os credores. Depois de dois dias de ganhos acentuados na bolsa e de quedas expressivas nos juros, a bolsa regressou às quedas e os juros seguem sem tendência.
O principal índice grego, o FTASE – que agrega as 25 maiores cotadas gregas –, cai 2,51% para 234,59 pontos, depois de nos últimos dois dias ter disparado mais de 15%, animado pela expectativa em torno de um acordo entre Atenas e os credores. A contribuir para a queda do índice está a banca, com o Piraeus a deslizar mais de 7%, o National Bank of Greece mais de 6% e o Eurobank mais de 4%.
Esta quarta-feira, 24 de Junho, os ministros das Finanças da Zona Euro voltam a reunir-se com o objectivo de fecharem um acordo com Atenas. Para tentar alcançar um acordo com os credores que evite o incumprimento do país, o Governo grego avançou com um conjunto de propostas de medidas com as quais estima ter impacto global de 8 mil milhões de euros no Orçamento do Estado deste ano e de 2016.
Amanhã, quinta-feira, é dia de Cimeira Europeia. A situação grega deverá dominar a agenda dos líderes europeus.
No mercado de dívida, a tendência não é definida, com a taxa de juro implícita nas obrigações a dois anos a subir 16,6 pontos base para 21,209%, no prazo a quatro anos a ceder 11,1 pontos para 14,819% enquanto a 10 anos a queda é de 0,6 pontos para 10,567%.
Os juros seguem assim pouco definidos, depois de nos últimos dois dias terem registado quedas acentuadas. A taxa a dois anos deslizou 776,4 pontos em dois dias, tendo ontem tocado no valor mais baixo desde 18 de Maio.