Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa do Dubai afunda 8% na maior queda desde Outubro de 2008

O principal índice bolsista do Dubai chegou a cair mais de 8%, pressionado sobretudo pelas empresas do sector da construção. Mercado já entrou em "bear market" com perdas superiores a 20% desde os máximos de Maio.

A carregar o vídeo ...
Dubai Bear Market Hit By Biggest Plunge Since 2008
24 de Junho de 2014 às 13:00
  • 8
  • ...

A bolsa do Dubai encerrou esta terça-feira, 24 de Junho, em forte queda, acentuando a tendência da sessão de ontem. Esta segunda-feira, o mercado do Dubai entrou em "bear market", depois de perder mais de 20% desde os máximos de Maio.

 

No entanto, isso não impediu o principal índice do país de voltar hoje para terreno negativo, e com a maior queda desde Outubro de 2008, quando deslizou 8,2%. No fecho da sessão a queda era de 6,7%, a maior desde Agosto, com 12 empresas a registar perdas superiores a 9%.

 

Uma das cotadas que mais pressionou foi a Arabtec Holding, a maior empresa de construção civil dos Emirados Árabes Unidos, que tombou 9,8% para mínimos de Janeiro, altura em que a empresa confirmou uma redução de pessoal.

 

A Arabtec, a quinta empresa que tem mais peso no índice do Dubai, já desvalorizou 53% desde o início do mês, desde que o estatal Aabar Investments PJSC reduziu a sua participação na empresa, lançando receios de que a construtora poderá estar a perder o apoio do governo. O CEO da Arabtec, Hasan Ismaik, demitiu-se no mês passado.

 

"O mercado não foi capaz de resistir à turbulência que tem sido desencadeada pela Arabtec", explicou à Bloomberg Montasser Khelifi, gestor de mercados globais, do Quantum Investment Bnak, no Dubai. "A este nível, estamos a começar a ver boas oportunidades de compra, mas essa não parece ser a opinião da maioria dos agentes do mercado".

 

A pressão vendedora estende-se a todas as empresas da área da construção, em meio de receios crescentes de um eventual sobreaquecimento do sector imobiliário, um alerta que já foi deixado no início de Junho pelo banco central dos Emirados Árabes Unidos.

 

A Emaar Properties PJSC, a empresa que construiu a torre mais alta do mundo e que mais peso tem no índice bolsista do Dubai, perdeu 3,4%. 

Ver comentários
Saber mais Dubai Arabtec Holding Emirados Árabes Unidos bolsa mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio