Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES afunda 5% e ESFG recua 0,5% no regresso à bolsa

As empresas iniciaram a sessão em queda, depois da suspensão que se prolongou por toda a manhã. O BES e o ESFG seguem a perder terreno no arranque de sessão. O banco já recua mais de 4%.

20 de Junho de 2014 às 14:36
  • ...

O Banco Espírito Santo e o Espírito Santo Financial Group, que tem 25,1% do banco, iniciaram a sessão desta sexta-feira no vermelho, depois da suspensão que se prolongou por toda a manhã.

 

As variações do BES estão a ser muito intensas neste início de sessão, com muitas ordens a serem dadas. Neste momento, o banco ainda liderado por Ricardo Salgado cai 4,71% pra os 0,87 euros, uma cotação inédita desta Maio. Já foram trocados mais de 10 milhões de acções nos primeiros dez minutos de sessão, que supera as transacções em várias sessões com as 8h30 de negociação.

 

Já o ESFG está a transaccionar com um deslize de 0,51% para os 2,75 euros, sendo que esta é uma companhia que tem menos volume.

 

Os títulos das duas empresas do Grupo Espírito Santo começaram a negociar pelas 14h30, pelo que só irão transaccionar durante duas horas esta sexta-feira. 

 

As acções estiveram suspensas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que não permitiu a negociação dos títulos do BES e do ESFG enquanto não fosse divulgada informação relevante.

 

Isto porque ontem, 19 de Junho, o Diário Económico e o Expresso diário avançaram que administração do BES vai renunciar ao mandato. Sem confirmação oficial, as acções foram suspensas até que fosse divulgada informação relevante. Essa informação chegou ao público pelas 14h00, pelo que às 14h30 a negociação inicia-se.

 

O Espírito Santo Financial Group convocou uma assembleia geral para 31 de Julho de 2014 onde porá à vontade dos accionistas a proposta de conselho de administração. O deputado do PSD Paulo Mota Pinto será o presidente do conselho de administração do banco, da qual farão parte Isabel Maria Bernardino e a ex-secretária de Estado Ana Rita Barosa.

 

Como noticiado durante a manhã, o nome de Amílcar Morais Pires, até aqui administrador financeiro, foi aprovado pelo ESFG para ser proposto como o próximo presidente executivo do BES, cargo até aqui ocupado por Ricardo Salgado, que sai na sequência das irregularidades no braço não financeiro do Grupo Espírito Santo de que é acusado de ter conhecimento há vários anos.

 

Ricardo Salgado irá liderar um novo órgão estatutário (cuja criação terá de ser aprovada pelos accionistas), denominado conselho estratégico, que irá assistir a administração na definição da estratégia societária.

 

(Notícia actualizada às 14h40 com novas cotações)

Ver comentários
Saber mais BES ESFG Ricardo Salgado Morais Pires
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio