Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos centrais fazem S&P, Nasdaq e Dow Jones disparar para máximos históricos

Os novos sinais de que os principais bancos centrais estão no caminho para reduzir as taxas de juro este ano levaram os três principais índices a máximos históricos e de fecho.

Reuters
Os três principais índices do lado de lá do Atlântico alcançaram novos máximos históricos esta quinta-feira, à boleia de novos sinais de que os principais bancos centrais estão no caminho para reduzir as taxas de juro este ano.

Depois de a Reserva Federal norte-americana ter deixado, na reunião de quarta-feira, as taxas de juro inalteradas e os decisores terem sinalizado que ainda esperam três cortes de juros este ano, hoje foi a vez do Banco de Inglaterra e do Banco Nacional da Suíça (SNB).

Ao passo que o primeiro decidiu manter a taxa de referência inalterada - com dois elementos mais "hawkish" (linha mais dura) a deixarem cair a posição de que é necessária uma nova subida de juros - o SNB optou por cortar os juros diretores em 25 pontos base para 1,5%, antecipando-se assim à Reserva Federal e ao Banco Central Europeu.

Em reação, o S&P 500 ultrapassou na abertura da sessão os 5.250 pontos ao tocar nos 5.261,1 pontos, estabelecendo o 20.º recorde este ano. O índice de referência acabou por valorizar 0,32% para 5.241,53 pontos - o valor mais alto de fecho da sua história.

O Dow Jones, por sua vez, subiu 0,68% para 39.781,37 pontos - um recorde de fecho - depois de ter alcançado terreno nunca antes pisado nos 39.889,05 pontos. Já o Nasdaq Composite somou 0,2% para 16.401,84 pontos - um máximo de fecho - e também tocou um recorde ao longo da sessão ao atingir os 16.538,87 pontos.

Em destaque esteve a Micron Technology, que pulou 14,13% para 109,85 dólares - após ter atingido máximos históricos ao subir 17,92% nos 113,5 dólares. Isto depois de ter divulgado resultados do quarto trimestre acima do esperado e revisto em alta as projeções de vendas graças à forte procura relacionada com a inteligência artificial.

A marcar o dia esteve também a entrada em bolsa do Reddit, que terminou o dia a valorizar 48,35% para 50,44 dólares, depois de ter chegado a disparar 70% para 57,8 dólares.

A rede social captou 748 milhões de dólares na oferta pública inicial (IPO), com o preço por ação a ficar no topo do intervalo indicativo. Cada título entrou na bolsa de Nova Iorque (com o ticker RDDT) a valer 47 dólares, o que representa uma subida de 38% face aos 34 dólares da oferta.

Pela negativa esteve a Apple, ao perder 4,09% para 171,37 dólares, depois de o departamento de Justiça norte-americano e 16 procuradores-gerais terem processado e acusado a tecnológica de violar as leis da concorrência por bloquear o acesso de rivais a componentes de "hardware" e "software" usados no iPhone.
Ver comentários
Saber mais Juros Mercado e bolsa S&P Nova Iorque Suíça Banco da Inglaterra Nasdaq Reddit Micron Technology Banco Central Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio