Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional cai perto de 2% para mínimos de Agosto de 2012

A praça lisboeta fechou em terreno negativo pela quinta sessão consecutiva. Esta sexta-feira esteve a ser pressionada sobretudo pelo BPI, Banif e BCP. Mota-Engil e PT SGPS reforçaram a tendência negativa.

A carregar o vídeo ...
  • ...

O PSI-20 encerrou a cair 1,93%, para 4.825,55 pontos. É o valor mais baixo desde Agosto de 2012. Das 18 empresas que compõem o índice, 17 fecharam em baixa e uma em alta.

 

A pressionar a praça lisboeta esteve sobretudo a banca, com destaque para o BPI, que afundou 4,31% para 1,311 euros. O BCP resvalou 1,15% para 0,0773 euros e o Banif perdeu 4,48% para 0,0064 euros.

 

Esta sexta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) comunicou que os bancos que chumbaram nos testes de stress europeus já têm luz verde para se capitalizarem. O supervisor europeu aprovou os planos de capital dessas instituições financeiras, de acordo com a Bloomberg. Entre elas, estará o Banco Comercial Português, o único português a falhar as exigências de Frankfurt.

 

Nos resultados deste exame feito às contas dos bancos, em Outubro, 25 bancos não alcançaram os requisitos mínimos obrigatórios, ou seja, chumbaram. Contudo, estas provas analisavam a solidez financeira das instituições a 31 de Dezembro de 2013. E, ao longo de 2014, 12 bancos já tinham tomado medidas para se capitalizarem.

 

Em Portugal, o BPI e a CGD cumpriram os requisitos mínimos nos exames à solidez financeira. O BCP falhou quando colocado sob um cenário adverso e teve de apresentar um plano. Nesse plano, segundo indicou a administração, não haveria qualquer aumento de capital nem venda de participações estratégicas - nomeadamente a posição na unidade polaca

 

A contribuir para a tendência negativa do índice de referência nacional esteve também o sector da construção. A Mota-Engil registou um decréscimo de 4,25% para 2,747 euros e a Teixeira Duarte cedeu 2,93% para 0,73 euros.

 

A ajudar ao movimento de queda do PSI-20 esteve também a PT SGPS, que desvalorizou 3,42% para 1,101 euros.

 

administração da Oi anunciou dia 8 de Dezembro que aprovou a venda da PT Portugal – a dona da Meo – à Altice por 7,4 mil milhões de euros. No entanto, a operação só poderá avançar se a assembleia geral de accionistas da PT SGPS der luz verde ao negócio. Ontem, 11 de Dezembro, a PT SGPS convocou uma AG para 12 de Janeiro para decidir sobre esta compra.

 

Recorde-se que também a PT SGPS está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte de Isabel dos Santos.

 

Ainda no mesmo sector, a Nos recuou 0,93% para se estabelecer nos 4,983 euros.

 

Semapa, que – como o Negócios avança esta sexta-feira, 12 de Dezembro – poderá negociar com os franceses da Altice a entrada no capital da PT Portugal, recuou 1,46% para 9,719 euros, depois de o BPI ter considerado que esta operação poderá acrescentar volatilidade às acções da empresa e também da Portucel.

 

Na energia, a EDP depreciou-se em 2,70% para 3,211 euros e a EDP Renováveis resvalou 0,39% para 5,30 euros. O Negócios escreveu na quinta-feira, 11 de Dezembro, que o grupo presidido por António Mexia investiu 625 milhões de euros na barragem de Baixo Sabor, que não é a mais potente central hidroeléctrica do seu plano mas é a que tem o maior investimento do leque de novas barragens.

 

A Galp Energia, por seu lado, caiu 2,37% para se fixar nos 8,32 euros, numa sessão em que os preços do petróleo continuam em queda, a reforçarem os mínimos de cinco anos. Trata-se da 10ª semana consecutiva de descida das cotações do crude.

 

Já a REN perdeu 1,28% para terminar a valer 2,46 euros.

 

Em alta esteve apenas um título: CTT. A empresa liderada por Francisco Lacerda encerrou a somar 0,28% para 7,778 euros. 

Ver comentários
Saber mais PSI-20 BCE BCP BPI Caixa Geral de Depósitos Banif Portugal Telecom Galp Energia EDP EDP Renováveis Teixeira Duarte Mota-Engil Sonae Jerónimo Martins CTT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio