Notícia
Acções norte-americanas caem pela terceira sessão consecutiva
Os principais índices accionistas dos EUA registaram a terceira sessão consecutiva de perdas, com os investidores a procurarem sinais que possam levar a Fed a antecipar a retirada dos estímulos à economia. Sector automóvel foi dos mais pressionados.
Voltaram a registar-se perdas em Wall Street nesta terça-feira, com os investidores a recearem o início da retirada dos estímulos à economia. O sector automóvel foi dos mais pressionados, com a Ford a anunciar a previsão de uma quebra da produção automóvel.
O índice Standard & Poor’s 500 recuou 0,32% para 1.795,15 pontos e registou a terceira sessão consecutiva de perdas. O Dow Jones Industrial Average perdeu 0,59% para 15.914,62 pontos e o Nasdaq depreciou 0,20% para 4.037,20 pontos.
O sector automóvel foi o que mais caiu entre os 24 sectores de actividade representados no S&P 500. Isto, depois de a Ford Motor ter divulgado uma deterioração de 1,8% na produção automóvel na América do Norte, no primeiro trimestre do próximo ano.
“Vive-se um cenário muito incerto nesta altura”, disse o responsável de investimentos da Palisade Capital Management, Dan Veru, à Bloomberg. “Na ausência de dados mais importantes, os investidores estão a focar-se nestes dados micro[económicos] para tentarem desenvolver uma conclusão. Qualquer mercado que tenha subido tanto como o de acções [subiu] este ano está vulnerável a descidas”, acrescentou.
A fabricante automóvel General Motors desvalorizou 2,48% para 38,14 dólares por acção. Entre os restantes sectores também se verificaram perdas, com os investidores a reduzirem a exposição às acções. Ontem, segunda-feira, foram divulgados dados melhores do que esperado na produção industrial que levam os investidores a recear o início da retirada dos estímulos à economia, na próxima reunião da Fed.
O sector do retalho recuou 0,8% e prolongou a perda de 0,7% na última sessão. Isto, apesar de as vendas online durante o dia de promoções conhecido por “Black Friday”, que teve lugar na última sexta-feira, terem crescido 15% face ao mesmo evento do ano passado. A Home Depot declinou 1,33% para 78,71 dólares na sessão.
Amanhã, quarta-feira, o Departamento do Comércio norte-americano vai divulgar dados relativos às vendas de novas habitações e a Fed vai divulgar o “Livro Bege”, onde apresenta exemplos de dados regionais que reflectem o desempenho da economia dos EUA.
A próxima reunião dos responsáveis de política monetária da Fed terá lugar nos dia 17 e 18 de Dezembro, sendo esta a data em que a instituição pode iniciar a retirada dos estímulos à economia, que incluem um programa de compra de obrigações no valor mensal de 85 mil milhões de dólares (63 mil milhões de euros).