Notícia
Acções do BPI superam preço da OPA do CaixaBank
As acções do BPI estão a valorizar na bolsa de Lisboa, superando o valor de 1,113 euros por acção da oferta pública de aquisição lançada pelo CaixaBank. Já tocaram nos 1,128 euros.
O BPI está a valorizar quase 2% na bolsa de Lisboa, transaccionando acima do valor oferecido pelo CaixaBank na oferta pública de aquisição. As acções apreciam 1,90% para 1,128 euros, acima dos 1,113 euros oferecidos pelo grupo catalão a 18 de Abril.
Os títulos seguem a negociar nos 1,128 euros, valorizando pela terceira sessão consecutiva, acompanhando a tendência de subida da bolsa de Lisboa. Este é o valor mais elevado desde 7 de Abril, quando as acções chegaram a tocar nos 1,20 euros, ainda durante as negociações no BPI.
Após o fracasso do acordo para resolver o problema da exposição a Angola entre o CaixaBank, o maior accionista do banco, com 44%, e a Santoro, a "holding" através da qual Isabel dos Santos tem 18,58% do BPI, o banco catalão avançou com uma nova oferta de compra dos títulos que ainda não detém, a 18 de Abril.
As acções permanecem ainda abaixo do valor da primeira OPA, efectuada em Fevereiro de 2015, quando o banco catalão ofereceu 1,329 euros para adquirir as acções que ainda não detinha. Na altura, a operação foi chumbada pela empresária angolana Isabel dos Santos, ao inviabilizar a desblindagem de estatutos, a 17 de Junho. Uma condição que se mantém na actual oferta.
Após a publicação do decreto de lei que abre caminho à desblindagem dos estatutos, que irá entrar em vigor em Julho, o CaixaBank declarou que espera que a operação esteja concluída com sucesso até Setembro. Apesar dos analistas considerarem que o valor não é o mais atractivo, argumentam que o banco catalão apenas precisa de 6% do capital para atingir uma participação superior a 50%.
(Notícia actualizada às 09:00 com novas cotações e contexto)