Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Índices ibéricos falham boa onda europeia

As bolsas europeias subiram esta semana, com exceção de Lisboa e Madrid, e o índice de referência Stoxx 600 fixou máximos históricos. A animar esteve o otimismo em torno da recuperação económica numa altura em que as economias reabrem com o levantamento das restrições pandémicas, com esse sentimento a ter mais peso do que os receios de aumento persistente da inflação.

Europa entre quedas e recordes

Europa entre quedas e recordes
As principais praças europeias negociaram em alta, com exceção de Lisboa e Madrid. O índice Stoxx 600 e o alemão Dax atingiram máximos históricos e em Milão a bolsa foi a máximos de outubro de 2008, com o otimismo em torno da retoma económica a falar mais alto do que os receios de inflação.

Bolsa nacional em contraciclo

Bolsa nacional em contraciclo
A bolsa lisboeta recuou 2% no cômputo dos cinco dias, a contrastar com o sentimento positivo no resto da Europa, e a reduzir para 4,88% o seu ganho anual. O índice de referência nacional foi pressionado sobretudo pelo mau desempenho do grupo EDP e Galp.

Energia lidera quedas no PSI-20

Energia lidera quedas no PSI-20
As cotadas do grupo EDP e a Galp estiveram entre as que mais perderam esta semana no PSI-20, tendo a REN tido também saldo vermelho. A energia foi, assim, o setor que mais penalizou o índice de referência nacional. O setor petrolífero subiu na Europa, mas o das utilities cedeu terreno.

TechnipFMC brilha no Stoxx600

TechnipFMC brilha no Stoxx600
Uma das cotadas que mais sobressaiu esta semana pela positiva na Europa foi a TechnipFMC plc, empresa franco-americana de petróleo e gás sediada no Reino Unido, que disparou mais de 20% depois de assegurar um contrato para equipamento submarino à malaia Petronas.

Petrolíferas animam S&P 500

Petrolíferas animam S&P 500
As empresas do setor petrolífero destacaram-se nos ganhos desta semana do S&P 500, ocupando os cinco primeiros lugares das maiores subidas do índice norte-americano. Isto numa semana em que os preços do crude dispararam, animados com a disciplina da OPEP+ e com a perspetiva de maior consumo.

Dólar valoriza face às principais moedas

Dólar valoriza face às principais moedas
A nota verde ganhou terreno face a moedas de peso, como o euro, libra e iene, numa altura em que os receios de aumento da inflação continuam a levar os investidores a procurar ativos considerados seguros, como o dólar.

Petróleo ganha com perspetiva de procura

Petróleo ganha com perspetiva de procura
O preço do Brent, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, voltou a ter saldo positivo, animado pela expectativa de um aumento da procura por combustível numa altura em que a recuperação económica está mais visível. A ajudar esteve também a disciplina da OPEP+, que manteve o plano de aumento da oferta, que se estima que seja facilmente absorvida pelo mercado.

Juros da dívida aliviam

Juros da dívida aliviam
Os juros da dívida pública aliviaram esta semana na Zona Euro e nos Estados Unidos. Com os receios em torno da subida da inflação, a dívida beneficiou do estatuto de valor-refúgio e a maior aposta nas obrigações fez descer as “yields”.
05 de Junho de 2021 às 09:30
  • ...
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio