Notícia
A semana em oito gráficos: Alívio de tensões EUA-Irão dá fôlego às bolsas e atira petróleo ao chão
As bolsas de ambos os lados do Atlântico ganharam terreno no acumulado da semana, sustentadas pela diminuição de tensões entre Washington e Teerão.
Dax sobressai pela positiva na Europa
PSI-20 soma 0,30%
CTT com maior subida em Lisboa
Pandora com o melhor desempenho do Stoxx600
Apache lidera ganhos no S&P 500
Dólar sobe face às principais congéneres
Petróleo com maior queda semanal desde julho
Juros sobem na Europa e EUA
Os principais mercados acionistas da Europa Ocidental e dos Estados Unidos registaram um saldo semanal positivo, à conta do alívio de tensões entre Washington e Teerão, depois de os EUA terem abatido um alto comandante iraniano e de o Irão ter ripostado esta terça-feira à noite com o lançamento de mais de uma dúzia mísseis contra duas bases norte-americanas no Iraque.
No final, tudo ficou aparentemente ‘bem’, uma vez que não terá havido "baixas" junto das tropas norte-americanas, com o Irão a dizer "estamos quites".
As bolsas tinham reagido em baixa assim que o Irão retaliou, mas as subsequentes tréguas acabaram por devolver ganhos quase generalizados aos índices de todo o mundo.
O petróleo, por seu turno, que escalou mais de 6% com as tensões entre os EUA e o Irão
– decorrente dos receios de perturbação das exportações pelo Estreito de Ormuz –, perdeu gás assim que a situação geopolítica melhorou e registou a maior descida semanal desde julho.