Notícia
Braga é a nova cidade europeia da inovação em ascensão
O prémio foi entregue esta quarta-feira no palco principal da Web Summit ao presidente da Câmara da cidade minhota, Ricardo Rio. O segundo lugar foi para Linz, na Áustria, e em terceiro lugar ficou Oslo, a capital da Noruega. Lisboa entrega o prémio de "Capital Europeia da Inovação" a Turim.
A cidade de Braga venceu o primeiro lugar do prémio "Capital Europeia da Inovação em Ascensão (European Rising City)", na Web Summit. Em segundo lugar ficou a cidade de Linz, na Áustria, e em terceiro Oslo, capital norueguesa. Estas duas cidades irão receber um cheque de 50 mil euros.
Apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação e pelo Horizon Europe, o prémio tem como objetivo enaltecer as cidades que desenvolveram projetos de inovação ao nível local, assim como na promoção de novas ideias.
O prémio, no valor de 500 mil euros, foi entregue pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e a Comissária Europeia para a inovação, Iliana Ivanova, no palco principal do maior evento de tecnologia da Europa ao presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que disse estar radiante por receber o prémio.
Agora com o título de "rising star", o presidente da câmara de Braga aproveitou a oportunidade para agradecer a homenagem à cidade "das portas abertas" e apelar à valorização da cidade "com maior rapidez de crescimento" em Portugal e que consegue criar dois mil empregos anualmente. "Convido toda a gente, empresas e startups, a virem conhecer a cidade de Braga e ajudar-nos a desenvolvê-la", apontou.
Este ano marca o décimo aniversário da entrega dos prémios. Também Lisboa passou o testemunho do prémio "Capital Europeia da Inovação", que venceu em 2023, à cidade italiana de Turim, a vencedora da edição de 2024, representada pelo presidente da Câmara de Turim, Stefano Lo Russo, que leva agora para casa um milhão de euros - nesta que, admitiu, ser a sua primeira vez em Lisboa.
Carlos Moedas apelidou-o de "prémio Nobel da inovação" e apelou ao novo vencedor para pensarem no que vão fazer "com o um milhão de euros" ganhos. "Usem-nos para desenvolver a cidade, para a educação, a habitação. Usem-no para continuarem a ser a capital europeia da inovação", apelou, no palco principal da Web Summit.
Em declarações à margem ao Negócios e ao Now, o presidente da Câmara de Lisboa recordou quando, em 2023, apelou a que ajudassem Lisboa a ganhar o prémio. "Foi um momento único. Foi o momento da Fábrica de Unicórnios, que trouxe muitos resultados a Lisboa", relembrou, referindo-se aos 14 unicórnios que cresceram na capital, as quase 70 empresas de tecnologia e os quase 15 mil postos de trabalho criados. "Hoje era o momento de passar para outra cidade", acrescentou.
"Tivemos ainda duas excelentes surpresas. A primeira com a criação de duas categorias: a das cidades grandes, que é a de Lisboa que passou agora para Turim; mas agora também a das cidades em crescimento. Braga ganhou e fico muito emocionado. Acho que o presidente Ricardo Rio é um grande presidente", realçou.
Já para a comissária europeia, Iliana Ivanva, estes prémios representam os resultados tangíveis que "trazem realmente mudanças para a vida das pessoas", disse, na conferência de imprensa que se seguiu à entrega dos prémios.