Notícia
Canadianos investem 14 milhões na abertura de um hotel na Fontinha do Porto
O grupo Mercan, que tem em desenvolvimento 17 projetos imobiliários em Portugal, num investimento da ordem dos 600 milhões de euros, abriu hoje uma nova unidade hoteleira na cidade Invicta, situada entre as Ruas da Fontinha e de Santa Catarina.
Fontinha Porto, o primeiro hotel Trademark Collection by Wyndham, abriu esta segunda-feira, 4 de abril, no limite norte do centro histórico do Porto, entre a Rua da Fontinha e a Rua de Santa Catarina, num projeto de reabilitação urbana que resulta de um investimento de 14 milhões de euros.
Trata-se de um hotel de quatro estrelas, com 49 quartos distribuídos por seis pisos, cuja "decoração e ambiente do segue uma linha ‘industrial-chique’, com obras de arte originais e frases inspiradoras e animadas inscritas no chão", realça a promotora do Fontinha Porto - a Mercan Properties, do grupo canadiano Mercan, em comunicado.
"Numa altura em que o trabalho remoto é um modelo implementado por muitas empresas, criámos uma opção de ‘workcation’ – um local de trabalho – de modo a que seja possível fugir à rotina e trabalhar num cenário diferente, aproveitando todas as comodidades de um hotel nas horas vagas. Esta é mais uma característica diferenciadora dos nossos projetos, mantendo sempre o foco na qualidade dos mesmos.", afirma Jordi Vilanova, presidente da Mercan Properties.
De resto, enfatiza Vilanova, "abrir as portas do Fontinha Porto, Trademark Collection by Wyndham é o reflexo da confiança que temos no potencial do turismo em Portugal. Estamos conscientes da importância que estes projetos têm na criação de emprego, com 80 postos de trabalho durante a construção e 16 novos postos de trabalho para gestão, funcionamento do hotel, e nas atividades ligadas ao turismo da cidade", sublinha o mesmo responsável.
A gestão hoteleira do Fontinha Porto, Trademark Collection by Wyndham ficará a cargo da Ace Hospitality Management (AHM).
O grupo canadiano, que entrou em Portugal em 2015, tem em desenvolvimento 17 projetos imobiliários no nosso país, em localizações como Porto, Gaia, Matosinhos, Lisboa, Amarante, Évora e Algarve, num investimento da ordem dos 600 milhões de euros.
Recorde-se que, ainda há cerca de um mês, a Mercan anunciou que vai investir 187 milhões de euros na construção de três hotéis em Portugal - o The Riverview, o Moxy Alfragide Lisbon e o Marriott Lagos, que vão operar em regime de franchising sob a marca Marriott International, devendo gerar a criação de um total de 281 postos de trabalho diretos.
O Moxy Alfragide Lisbon, com 218 quartos, num investimento previsto de 63 milhões de euros, vai criar 130 postos de trabalho e tem abertura prevista para o primeiro trimestre de 2024.
Já em Vila Nova de Gaia, vai nascer o "The Riverview, a Tribute Portfolio Hotel", com 70 quartos, num investimento de 26 milhões de euros e a criação de 21 empregos, prevendo-se que seja inaugurado no primeiro trimestre do próximo ano.
Por fim, o Marriott Lagos, que vai ser construído junto à praia de Porto de Mós, fruto de um investimento de 98 milhões de euros, deverá gerar 130 postos de trabalho diretos e abrir portas no verão de 2023.
(Notícia atualizada às 16:12 para retificar o título, onde se lia que o hotel tinha sido edificado num local onde antes existia uma antiga pedreira, de acordo com a informação inicial avançada pela Mercan.)