Notícia
Amorim Luxury faz escavações no areal na praia do Pego
Escavações feitas na zona entre-marés, isto é, a poucos metros da linha de água, terão sido autorizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente. Empresa diz que é um simples nivelamento "antes da época balnear".
Em plena praia do Pego, Carvalhal, iniciaram-se ontem escavações na zona entre-marés que, à vista desarmada, parecem colocar em causa as regras ambientais. Entre-marés significa que os referidos trabalhos decorrem a escassos metros da linha de água.
A Câmara Municipal de Grândola, concelho onde se localiza esta praia, alertada para estas escavações, enviou uma equipa de fiscalização ao local, tendo sido apresentada à mesma uma autorização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que permite as escavações.
Segundo informação que consta na conta da associação ambientalista Dunas Livres, "foi dada uma licença para o restaurante de luxo do projecto de clube privado da Amorim Luxury chamado JNcQUOI Comporta" destinada a "nivelar o areal em frente para colocar um deck".
A Amorim Luxury contesta esta versão. Fonte oficial diz que "o vídeo em causa remete para o processo normal de nivelamento que está a ser feito antes da época balnear. Além disso, uma das zonas está a ser elevada para permitir que os cidadãos com mobilidade reduzida tenham acesso à praia".
"Essas intervenções, autorizadas pelas entidades competentes, como a APA, estão a requalificar os passadiços de acesso à praia do Pego, com o objetivo de melhorar a segurança e a proteção ambiental desta importante zona costeira", acrescenta a mesma fonte.
A associação ambientalista, numa publicação partilhada no Instagram, questiona se "um deck requer a escavação de toneladas de areia da praia à frente da linha de maré cheia", movimento verificável no vídeo disponível.