Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CP compra 22 comboios regionais por 158 milhões

A CP assinou esta quarta-feira o contrato com a Stadler para a compra de 22 comboios regionais, que vão poder alcançar uma velocidade máxima de 160 quilómetros por hora.

Concursos para modernizar ferrovia não evitam prorrogação
João Cortesão
21 de Outubro de 2020 às 17:18
  • 6
  • ...

A CP assinou esta quarta-feira o contrato com a Stadler para a compra de 22 comboios regionais, depois de ter sido ultrapassada a impugnação apresentada pela CAF – Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles, um dos concorrentes.

Em comunicado, a Stadler salienta que o contrato, no valor de cerca de 158 milhões de euros, envolve a aquisição de 10 automotoras elétricas e 12 unidades bimodais, que podem funcionar a diesel e a electricidade, e inclui o serviço de manutenção durante um prazo mínimo de 4 anos, bem como a prestação de serviços de formação.

A Stadler destaca ainda que esta adjudicação "constitui a primeira entrada do modelo FLIRT para passageiros na península ibérica", adiantando que os 22 FLIRT de bitola ibérica são "compostos por três carruagens e oferecem uma capacidade máxima de 375 passageiros, dos quais 214 podem ir sentados". Podem também alcançar uma velocidade máxima de 160 ou 140 km/hora, consoante a fonte de alimentação utilizada.


Citado no comunicado, Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo comercial e de marketing de Stadler Group, afirmou que "o mercado português é de extrema importância para a Stadler e é nossa intenção contribuir para a revitalização da indústria ferroviária nacional".

Os suíços da Stadler venceram em dezembro de 2019 o concurso para fornecer os 22 novos comboios regionais à CP, mas uma impugnação aos resultados do concurso pela CAF impediu até agora de fechar o procedimento.

Além desta compra, a CP adquiriu em junho deste ano 50 carruagens à espanhola Renfe e tem previsto nos próximos anos lançar os concursos para a compra de 129 novos comboios, a maioria para os serviços urbanos.

Ver comentários
Saber mais CP Stadler comboios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio