Notícia
Governo já recebeu avaliações preliminares para venda da TAP
A Ernst & Young e o Banco Finantia já terão entregue o relatório preliminar das avaliações da TAP. Avaliações finais devem ser entregues ao Governo até ao final do mês.
A conclusão das avaliações é o passo em falta necessário para o Executivo poder avançar com o processo da reprivatização da TAP. Será a partir destes dados que o Governo vai decidir que percentagem da companhia de bandeira vai alienar.
Como o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, tinha dito em entrevista ao Negócios/Antena1, o objetivo é ter o processo concluído até ao primeiro semestre de 2024. Na altura, explicou que a data inicial prevista para este ano "seria impossível, até porque é sempre uma transação de grande envergadura, dada a dimensão da empresa".
A IAG – dona da Iberia –, a Lufthansa e a Air France-KLM já manifestaram o interesse pela TAP. Mas podem surgir mais candidatos, incluindo portugueses.
Como o Negócios noticiou, há um consórcio nacional a ser desenhado que se prepara para entrar no processo de reprivatização da TAP. Diogo Lacerda Machado, antigo consultor do Governo para negócios com privados, será o dinamizador da iniciativa que chegou a envolver Germán Efromovich, ex-dono da Avianca que no passado foi preterido na compra da transportadora nacional.
(Notícia atualizada às 13h45)