Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finanças dizem que Neeleman recebeu 55 milhões por 22,5% da TAP sem “cálculos objetivos”

A Inspeção-Geral de Finanças veio agora dizer aos deputados do PSD que estava convicta "de que o valor de 55 milhões de euros não estaria suportado em cálculos objetivos, antes teria decorrido de um processo negocial".

Rafael Marchante/Reuters
24 de Março de 2025 às 09:32
  • ...

Em resposta às questões mais recentes dos deputados do PSD no seguimento da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) às contas da TAP -  face ao valor pago pelo Estado a David Neeleman para este vender a sua participação de 22,5% em 2020 - a entidade veio agora explicar que estava convicta "de que o valor de 55 milhões de euros não estaria suportado em cálculos objetivos, antes teria decorrido de um processo negocial que ponderou vários aspetos", avança o ECO esta segunda-feira.

Por esse motivo, acrescenta, "não foram questionados os membros do Governo que assinaram o diploma". Na auditoria realizada, a IGF não questiona o decreto-lei n.º 39-B/2020, mas assinala que "não foram facultados os pressupostos inerentes ao cálculo do respetivo valor". O PSD também questionou ainda o Ministério das Finanças sobre a existência de informação de suporte ao negócio, que respondeu que "não foram encontrados estudos".


Por outro lado, às questões enviadas pelos deputados social-democratas à DGTF, esta entidade respondeu que "não realizou nem teve acesso a quaisquer estudos para a fundamentação de 55 milhões de euros pagos à Atlantic Gateway", pela participação acionista de David Neeleman. E informou também que, com base nas últimas contas fechadas da TAP quando se concretizou a aquisição à Atlantic Gateway, em outubro de 2020, referentes ao exercício de 2019, o valor contabilístico (ativo deduzido do passivo) da TAP SGPS era negativo em 578,8 milhões de euros.


Ver comentários
Saber mais Acionista Economia negócios e finanças Serviços de contabilidade e auditoria Contabilidade e auditoria David Neeleman Fórum de Governança da Internet Partido Social Democrata Atlantic Ministério das Finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio