Notícia
Falha ameaça deixar milhares de voos da American Airlines sem piloto na época de Natal
Um problema informático na marcação de folgas de pilotos ameaça deixar em terra milhares de voos na segunda metade de Dezembro. A empresa está a tentar resolver o problema, pagando mais aos pilotos para assegurarem o serviço.
Milhares de voos da companhia de aviação norte-americana American Airlines arriscam ficar sem pilotos disponíveis na época festiva do Natal e final do ano devido a um erro no sistema de planeamento.
A denúncia foi feita pelo sindicato Allied Pilots Association, que estima que 15 mil voos possam ser afectados entre 17 e 31 de Dezembro, devido a falhas no sistema através do qual os pilotos requerem o gozo de dias com base na sua antiguidade na empresa. O erro - que permitiu que mais pilotos estivessem de folga do que o que deveria ter acontecido - foi dado a conhecer aos pilotos na sexta-feira passada.
A empresa garante que está a tentar resolver o problema pagando mais (até 150% do valor por hora) para garantir a sua presença - embora o sindicato esteja a contestar a medida, alegando que viola o contrato vigente no grupo.
Segundo a Reuters, a companhia está a tentar evitar o cancelamento de voos que, além de constituírem uma perturbação para os clientes - impedidos de se reunirem com as suas famílias para as festividades de Natal e Ano Novo - trariam prejuízo para a empresa.
Mas o reflexo nas contas deverá acontecer, qualquer que seja o cenário, já que terão de acomodar o valor a pagar a mais aos pilotos para a prestação do serviço.
A 18 de Setembro passado, a europeia Ryanair passou por um problema semelhante: o mau planeamento de escalas dos pilotos e mudanças na forma como são contabilizadas as horas de voo deixou a empresa a braços com reservas a mais, levando a companhia aérea low-cost a cancelar centenas de voos. A situação levou à demissão do director de operações, Michael Hickey.
A denúncia foi feita pelo sindicato Allied Pilots Association, que estima que 15 mil voos possam ser afectados entre 17 e 31 de Dezembro, devido a falhas no sistema através do qual os pilotos requerem o gozo de dias com base na sua antiguidade na empresa. O erro - que permitiu que mais pilotos estivessem de folga do que o que deveria ter acontecido - foi dado a conhecer aos pilotos na sexta-feira passada.
Segundo a Reuters, a companhia está a tentar evitar o cancelamento de voos que, além de constituírem uma perturbação para os clientes - impedidos de se reunirem com as suas famílias para as festividades de Natal e Ano Novo - trariam prejuízo para a empresa.
Mas o reflexo nas contas deverá acontecer, qualquer que seja o cenário, já que terão de acomodar o valor a pagar a mais aos pilotos para a prestação do serviço.
A 18 de Setembro passado, a europeia Ryanair passou por um problema semelhante: o mau planeamento de escalas dos pilotos e mudanças na forma como são contabilizadas as horas de voo deixou a empresa a braços com reservas a mais, levando a companhia aérea low-cost a cancelar centenas de voos. A situação levou à demissão do director de operações, Michael Hickey.