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Chineses da TAP perdem aeroporto de Londres
A corrida foi ganha por um consórcio canadiano por 2 mil milhões de libras, superando o grupo chinês Hainan Airlines que recentemente anunciou a compra de uma posição na companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman.
O aeroporto central de Londres, colocado no mercado pelos norte-americanos da Global Infrastructures Partners (GIP), foi vendido a um consórcio canadiano constituído pelo fundo de pensões dos professores do Ontário e a Borealis por dois mil milhões de libras (2,5 mil milhões de euros), segundo o The Guardian.
Na corrida a esta infra-estrutura estava também o grupo chinês Hainan Airlines (HNA), que recentemente anunciou a compra de uma posição na companhia aérea brasileira Azul, detida por David Neeleman, actual presidente executivo da TAP, na sequência da privatização lançada pelo Governo de Pedro Passos Coelho e revista já este ano pelo Governo de António Costa.
No âmbito dessa aquisição, adiantou 150 milhões de dólares em financiamento a David Neeleman para a TAP, num acordo que ditará a sua entrada indirecta no capital da companhia aérea portuguesa.
O aeroporto, localizado a cerca de 10 quilómetros da City londrina, foi inaugurado em 1987. O London City Airport foi adquirido em 2006 pelo American International Group (AIG) e o GIP em 2007 por um valor em torno dos 750 milhões de libras (950 milhões de euros). Dois anos depois, o AIG vendeu a sua participação ao GIP e à Highstar Capital, que controla actualmente 25% do aeroporto.
O aeroporto está no centro de uma disputa política devido ao projecto de expansão que prevê a chegada de 6,5 milhões de passageiros por ano em 2023. O plano – de 250 milhões de libras e que prevê a construção de mais terminais na infra-estrutura – foi vetado pelo presidente da Câmara de Londres, Boris Johnson.