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Air France-KLM conclui compra de 19,9% da escandinava SAS

O negócio, aprovado pelos reguladores europeus e norte-americanos, prevê ainda acordos para "codeshare". Aquisição vai reforçar presença nos países nórdicos da Air France-KLM, que também está interessada na TAP.

Companhias comprometem-se com mudanças para melhorar a pegada ambiental. Grupo Air-France KLM diz que ambição do pacote Fit for 55 é “bem-vinda”.
Stephane Mahe/Reuters
28 de Agosto de 2024 às 11:36
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A Air France-KLM anunciou que concluiu a compra da participação minoritária de 19,9% da companhia aérea escandinava SAS, depois de receber a aprovação dos reguladores na Europa e nos Estados Unidos.

O negócio, que supera os 1,1 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros), foi feito em conjunto com um consórcio de investidores que inclui a empresa de "private equity" Castlelake LP.

O grupo franco-neerlandês, que também já manifestou estar interessado na TAP, vai invistir até 144,5 milhões de dólares na companhia que se encontrava num processo de reestruturação, mas o acordo prevê a opção de assumir o controlo nos próximos anos, consoante o cumprimento de determinadas condições.

O fundo norte-americano Castlelake ficará com  32% da companhia aérea estatal escandinava e o estado dinamarquês terá uma quota que rondará os 26%, ao abrigo da lei de insolvência do país. O "family office" dinamarquês Lind Invest irá ficar com 8,6%. Já os restantes credores da empresa receberão as ações remanescentes. A transportadora que concluiu com êxito a sua recuperação nos Estados Unidos e na Suécia, dois anos depois de ter iniciado o processo de falência irá, no âmbito destas mudanças, sair de bolsa.

Paralelamente, segundo o mesmo comunicado divulgado esta quarta-feira pela Air France-KLM, foram assinados acordos de cooperação, incluindo voos sistema de "codeshare'" - quando uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra empresa.

Este negócio, que se realizará no âmbito de uma subscrição pública, vai reforçar a presença da Air France nos países nórdicos, como sublinhou o CEO do grupo. "Estamos satisfeitos por ter concluído esta transação estratégica. A SAS aumentará a presença do Grupo nos mercados escandinavos", reforçou Benjamin Smith no mesmo documento.

Além disso, sublinha que os passageiros "da SAS, Air France e KLM terão agora um maior número de destinos através de "codeshare". A Skyteam ganhará imediatamente um novo membro estratégico", acrescentou. A SAS integrava a Star Alliance, mas agora vai aderir à aliança fundada pela Air France-KLM, a SkyTeam.

Por cá, o Governo ainda não anunciou quando irá retomar o processo de privatização da TAP que, além da Air France-KLM, também tem como interessados a IAG e a Lufthansa.  

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