Notícia
Aeroporto: Relatório "tem uma base muito sólida" para tomada de decisão, diz CTI
O PSD decidiu constituir um grupo de trabalho interno para analisar a localização do novo aeroporto de Lisboa, depois de ter acordado com o PS a constituição de uma CTI para fazer a avaliação ambiental estratégica.
25 de Março de 2024 às 19:34
A coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI) afirmou esta segunda-feira que o relatório sobre o novo aeroporto "tem uma base muito sólida" para uma decisão e o presidente da Comissão de Acompanhamento disse não ter sido contactado pelo PSD.
Os dois responsáveis falavam aos jornalistas no final da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, na reunião em que entregaram o relatório final das opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa.
Questionada sobre o que é que tinha ouvido da parte de António Costa depois de apresentado o relatório, Maria do Rosário Partidário, da Comissão Técnica Independente (CTI) afirmou: "Uma das coisas que ouvimos e que já todos devem ter ouvido é que ele tem muita pena de não ser o decisor porque justamente tem uma base muito sólida para tomar a decisão".
Ou seja, "o decisor tem, nas suas mãos, com este relatório, um relatório muito fundamentado que deixa muitas poucas dúvidas porque tem todas as respostas possíveis", prosseguiu a responsável.
"Ele [António Costa] está muito satisfeito com o resultado, não só o resultado que tivemos, mas também o resultado em relação aos objetivos colocados na Resolução do Conselho de Ministros, a qual teve uma metodologia acordada com o Partido Social Democrata [PSD] e, portanto, ele fica satisfeito que essa metodologia tenha tido resultados que são úteis e que permitem finalmente tomar uma decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa", salientou Maria do Rosário Partidário.
Instada a comentar as declarações do primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, que garantiu que a decisão será tomada "nos primeiros dias" de Governo, a responsável rematou: "Não tenho razão para não acreditar".
O presidente da Comissão de Acompanhamento, Carlos Mineiro Aires, enalteceu o cumprimento dos prazos.
"Quanto à questão da comissão que foi criada e foi anunciada pelo senhor dr. Luís Montenegro, obviamente que não fomos contactados, há uma metodologia que o partido quer adotar e que fará da melhor forma", salientou o presidente da Comissão de Acompanhamento.
Sobre o receio de que o novo primeiro-ministro seja permeável à pressão vinda da ANA, Carlos Mineiro Aires disse que "gostaria de pôr um ponto final nesse tema", agora que já entregaram o relatório final.
"Não estou interessado em alimentar" mais o tema, embora tenha admitido que "era uma possibilidade" a permeabilidade de pressão.
A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas, mas apontou que Humberto Delgado + Santarém "pode ser uma solução".
Nesta solução, a comissão refere Santarém como "aeroporto complementar ao AHD (Humberto Delgado), mas com um número de movimentos limitado, não permitindo satisfazer a capacidade aeroportuária necessária no longo prazo", mas "teria a vantagem de permitir ultrapassar no curto prazo as condicionantes criadas pelo contrato de concessão, tendo ainda como vantagem um financiamento privado".
O relatório final está disponível na página aeroparticipa.pt.
O PSD decidiu constituir um grupo de trabalho interno para analisar a localização do novo aeroporto de Lisboa, depois de ter acordado com o PS a constituição de uma CTI para fazer a avaliação ambiental estratégica.
O presidente social-democrata, Luís Montenegro, garantiu que a decisão será tomada "nos primeiros dias" de Governo.
Os dois responsáveis falavam aos jornalistas no final da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, na reunião em que entregaram o relatório final das opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa.
Ou seja, "o decisor tem, nas suas mãos, com este relatório, um relatório muito fundamentado que deixa muitas poucas dúvidas porque tem todas as respostas possíveis", prosseguiu a responsável.
"Ele [António Costa] está muito satisfeito com o resultado, não só o resultado que tivemos, mas também o resultado em relação aos objetivos colocados na Resolução do Conselho de Ministros, a qual teve uma metodologia acordada com o Partido Social Democrata [PSD] e, portanto, ele fica satisfeito que essa metodologia tenha tido resultados que são úteis e que permitem finalmente tomar uma decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa", salientou Maria do Rosário Partidário.
Instada a comentar as declarações do primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, que garantiu que a decisão será tomada "nos primeiros dias" de Governo, a responsável rematou: "Não tenho razão para não acreditar".
O presidente da Comissão de Acompanhamento, Carlos Mineiro Aires, enalteceu o cumprimento dos prazos.
"Quanto à questão da comissão que foi criada e foi anunciada pelo senhor dr. Luís Montenegro, obviamente que não fomos contactados, há uma metodologia que o partido quer adotar e que fará da melhor forma", salientou o presidente da Comissão de Acompanhamento.
Sobre o receio de que o novo primeiro-ministro seja permeável à pressão vinda da ANA, Carlos Mineiro Aires disse que "gostaria de pôr um ponto final nesse tema", agora que já entregaram o relatório final.
"Não estou interessado em alimentar" mais o tema, embora tenha admitido que "era uma possibilidade" a permeabilidade de pressão.
A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas, mas apontou que Humberto Delgado + Santarém "pode ser uma solução".
Nesta solução, a comissão refere Santarém como "aeroporto complementar ao AHD (Humberto Delgado), mas com um número de movimentos limitado, não permitindo satisfazer a capacidade aeroportuária necessária no longo prazo", mas "teria a vantagem de permitir ultrapassar no curto prazo as condicionantes criadas pelo contrato de concessão, tendo ainda como vantagem um financiamento privado".
O relatório final está disponível na página aeroparticipa.pt.
O PSD decidiu constituir um grupo de trabalho interno para analisar a localização do novo aeroporto de Lisboa, depois de ter acordado com o PS a constituição de uma CTI para fazer a avaliação ambiental estratégica.
O presidente social-democrata, Luís Montenegro, garantiu que a decisão será tomada "nos primeiros dias" de Governo.