Notícia
A380 da Hi Fly aterra em Beja às 17h00 de segunda-feira
Já há hora marcada para a chegada do maior avião do mundo à pista do aeroporto de Beja.
Já se sabia que o A380 adquirido pela companhia portuguesa Hi Fly vai aterrar na segunda-feira no aeroporto de Beja, depois de o Negócios avançar com a noticia na sexta-feira.
Agora foi a companhia aérea a anunciar a hora prevista para a chegada daquele que é o maior avião de passageiros do mundo: 17h00 de segunda-feira.
Foi através dos redes sociais que a Hi Fly fez este anúncio, sendo que nos últimos dias a empresa tem colocado diversos post relacionados com o A380, pois esteve com a aeronave em Farnborough, no Reino Unido, no âmbito de um evento de referência para a aviação, o Farnborough Air Show.
O aeroporto de Beja será assim o primeiro a receber o A380, que é considerado o maior avião do mundo. Os restantes aeroportos nacionais não têm capacidade para receber aparelhos com a envergadura do A380 com passageiros. Tal só deverá ser possível em Lisboa a partir de 2021, ano previsto para a conclusão das obras de adaptação do aeroporto Humberto Delgado.
A portuguesa Hi Fly dedica-se a "emprestar" aviões (wet lease) e reforçou recentemente a frota com dois gigantes da Airbus, do modelo A380.
No passado dia 6 de Julho, a Hi Fly tornou-se na quarta companhia europeia, depois da Lufthansa, Air France e British Arways, a incluir um A380 na sua frota, avançou na altura o Correio da Manhã. A nível global, é a 14.ª a operar a aeronave, e a primeira a fazê-lo em regime de wet lease. A aquisição, cujo montante envolvido não foi revelado, realizou-se através da subsidiária da Hi Fly em Malta.
O A380 da Hi Fly tem uma capacidade para 471 passageiros distribuídos por três classes. No piso principal há espaço para 12 lugares de primeira classe e 311 de classe económica. Já o piso superior terá 60 lugares de classe executiva e 88 de económica. Numa configuração de alta densidade, este avião poderá transportar até 853 passageiros. O avião tem ainda a particularidade de estar decorado com uma "mensagem" que se insere na campanha "Salve os Recifes de Coral", da Fundação Mirpuri. De um lado, um azul escuro com corais destruídos, e do outro um azul claro, a simbolizar o oceano imaculado, pedem a sustentabilidade dos mares.
O Airbus A380 pode transportar mais de 800 pessoas quando é configurado apenas para classe económica.
A Hi Fly, sediada em Lisboa, opera uma frota de 15 aeronaves Airbus em regime quase exclusivo de ‘wet lease’ – fornecimento de aviões com tripulação, manutenção e seguros. Entre os clientes da Hi Fly encontram-se a TAP, Corsair e Norwegian.