Notícia
PT e Oi assinam contratos que permitirão a fusão
A Portugal Telecom e a Oi deram mais um passo para a concretização da fusão das duas operadoras de telecomunicações.
A Portugal Telecom e a Oi celebraram contratos “definitivos que regulam as etapas necessárias à implementação da operação que culminará na fusão” das duas empresas, revelou esta quinta-feira, 20 de Fevereiro, a operadora nacional em comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Portugal Telecom e a Oi deram assim mais um passo no processo de fusão anunciado em Outubro, através da celebração de contratos. Além disso, foi aprovado pelo conselho de administração da Oi o pedido do registo ao regulador brasileiro do aumento de capital que será realizado na Oi, através da distribuição primária de acções ordinárias e preferenciais.
Já no início de Fevereiro, a PT admitiu que o aumento de capital na Oi, por entrada dos activos da PT e captação de fundos no mercado, ocorra em Abril, devendo a fusão ficar concluída no final do primeiro semestre. E no dia 10, a Oi confirmou ter contratado bancos para recolherem seis mil milhões de reais (cerca de 1,8 mil milhões de euros) no aumento de capital que faz parte da fusão com a PT.
No comunicado emitido esta quinta-feira, 20 de Fevereiro, a PT revela ainda que “os activos que a PT irá contribuir mediante entrada em espécie no âmbito do aumento de capital da Oi e que correspondem à totalidade dos activos operacionais da PT, excepto as participações directa ou indirectamente detidas na Oi, na Contax Participações S.A. e Bratel B.V., e passivos da PT na data da contribuição foram considerados no laudo de avaliação, preparado de forma independente pelo Banco Santander (Brasil) S.A. O respectivo Laudo de Avaliação, que será submetido à aprovação dos accionistas da Oi na Assembleia Geral extraordinária prevista ocorrer no dia 27 de Março de 2014, será disponibilizado no site da CMVM e da PT no dia 21 de Fevereiro de 2014, data de convocação da Assembleia Geral extraordinária da Oi.”
Nos próximos dias será ainda convocada uma assembleia geral de accionistas da PT “para deliberar sobre a participação pela PT no aumento de capital da Oi mediante a contribuição em espécie dos activos PT”, adianta a mesma fonte.
(Notícia actualizada às 8h25 com mais informação do comunicado)