Notícia
António Coimbra chega a acordo com 620 trabalhadores da Vodafone em Espanha
A operadora móvel Vodafone anunciou que chegou a um acordo com o sindicato de trabalhadores para a redução de 620 trabalhadores em Espanha, depois da recessão ter atingido a unidade inglesa no país.
Muitas empresas em Espanha, onde o desemprego chegou já aos 26%, estão a efectuar cortes nos postos de trabalho. Para combater o défice, o Governo introduziu medidas que tornam mais fácil a contratação e o despedimento, segundo noticia a Reuters.
A Vodafone em Espanha, liderada por António Coimbra, anunciou a rescisão com cerca de 620 trabalhadores, um número aquém do esperado, visto que a empresa planeava despedir até 1.000 trabalhadores, 20% da força de trabalho. “O acordo realizado definiu que seriam reduzidos em 620 o número de pessoas, enquanto alguns serviços podem passar para um regime de outsourcing, podendo afectar mais 130 postos de trabalho”, afirmou a Vodafone em declarações.
A empresa, que emprega cerca de 4.000 empregados em Espanha, afirmou ainda que as condições para cerca de 150 trabalhadores vão mudar, e que outros 400 não vão receber mais cupões de refeições. Os vencimentos sofrerão cortes entre 6 a 15%.
A Vodafone afirmou que estas medidas são necessárias para que a empresa tenha viabilidade e para poder investir em mais infra-estruturas e redes de comunicação. Será colocado em marcha um programa de ajuda para a procura de novos empregos, destinados aos funcionários afectados pelos despedimentos. Os funcionários de 55 anos terão também um plano de reforma antecipada.