Notícia
Operadoras mundiais podem perder 22,8 mil milhões em receitas de roaming
A pandemia da covid-19 vai reduzir drasticamente o número de viagens internacionais e poderá custar às operadoras de telecomunicações mundiais até 22,8 mil milhões de euros em receitas de roaming.
As operadoras de telecomunicações poderão perder até 25 mil milhões de dólares (22,8 mil milhões de euros) em receitas de roaming nos próximos nove meses devido à pandemia da covid-19.
A estimativa é avançada esta sexta-feira pela Juniper Research e aponta como fator determinante para a perda destas receitas a expectável quebra nas viagens internacionais e turismo.
A Juniper analisa dois cenários possíveis: um com impacto moderado e outro com impacto elevado, tendo considerado que o cenário de impacto reduzido já não é concretizável.
O cenário de elevado impacto da pandemia assume que a forte disrupção nas viagens internacionais se irá manter durante nove meses. Neste caso, em que é estimado que mais de 650 milhões de viagens serão canceladas, o impacto nas receitas de roaming das operadoras ascenderia a mais de metade das receitas anuais em roaming, traduzindo-se na perda de 25 mil milhões de dólares (22,8 mil milhões de euros, ao câmbio atual).
Neste cenário, os meses entre junho e agosto, tradicionalmente com maior número de viagens, seriam responsáveis por 12 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros) de perda de receita de roaming.
O estudo assinala, no entanto, que as receitas de roaming apenas representam 6% das receitas totais das operadoras, pelo que o impacto não será muito significativo para as empresas.