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Número de reclamações feitas à Anacom caiu no primeiro semestre
O volume de reclamações recebidas pela Anacom, relacionados com serviços de comunicações electrónicas, registou uma queda de 14,5% no primeiro semestre comparativamente com o período homólogo.
Um relatório publicado esta quarta-feira, 7 de Outubro, pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) mostra que o número de reclamações sobre serviços de comunicações electrónicas recebido por esta instituição caiu no primeiro semestre deste ano.
A quebra verificada aconteceu tanto em termos homólogos, como em relação ao semestre anterior. Assim, nos primeiros seis meses deste ano a Anacom recebeu um total de 27.397 reclamações relacionadas com serviços de comunicações electrónicas, valor que representa uma descida de 14,5% face a período idêntico do ano passado.
Este número significa ainda que no primeiro semestre houve uma queda de 19,6% das reclamações dirigidas à Anacom face ao semestre anterior.
A Anacom refere que se trata "de uma evolução favorável que se regista em todos os serviços e em todos os operadores", uma vez que o número de reclamações foi menor do que nos dois semestres anteriores.
Entre os principais motivos que levaram ao envio de reclamações estão questões relacionadas com a venda do serviço (18,8% do total), o cancelamento do serviço (14,1%), a facturação (12,4%) e problemas com os equipamentos (12,3%).
A Nos registou o maior número de reclamações neste período, com um total de 0,99 reclamações por cada mil clientes dos serviços fornecidos por esta operadora. Entre os maiores operadores no mercado nacional, constata-se que a Vodafone e a Meo registaram o menor número de reclamações (0,54 reclamações por cada mil clientes) no período considerado.
Os pacotes de serviços continuaram a ser o tipo de serviço que é objecto de maior número de reclamações, tendo atingido um total de 7.353 reclamações entre Janeiro e Junho deste ano, menos 13% do que no segundo semestre de 2014. A Vodafone registou o maior número de reclamações (2,97 reclamações por mil clientes), seguida pela Nos (2,65 reclamações por mil clientes). Ainda assim, estes dois operadores registaram uma quebra no número de reclamações, tanto no que diz respeito à comparação homóloga como em cadeia.
O serviço telefónico móvel surge em segundo lugar dos serviços objecto de maior número de reclamações, com um total de 7.341, menos 25,3% relativamente ao semestre anterior. Aqui foi a Nos o prestador de serviço a receber mais reclamações nos primeiros seis meses do ano, com 1,22 reclamações por cada mil clientes. Segue-se a Meo com 0,52 reclamações por mil clientes.
O serviço de televisão por subscrição (2.047 reclamações) e o serviço de acesso móvel à internet (1.393 reclamações) seguem-se na lista, sendo que em ambos os casos foi a Nos a operadora o alvo de maior número de reclamações. Com 0,74 reclamações por mil clientes no primeiro caso e 0,44 reclamações por mil clientes no segundo.