Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nos dá próximo passo no 5G com núcleo "Stand Alone"

O 5G "Stand Alone" é apontado como o verdadeiro desbloqueador das reais capacidades que a rede de quinta geração oferece.

Miguel Almeida, presidente executivo da Nos.
João Cortesão
24 de Novembro de 2023 às 11:05
  • ...
Praticamente dois anos desde que disponibilizou a rede 5G aos clientes, a Nos introduziu "um novo core de dados para 5G Stand Alone" (SA). O 5G "Stand Alone" é apontado como o verdadeiro desbloqueador das reais capacidades que esta rede oferece.

"Tendo em conta esta integração e desenvolvimento da rede, a Nos está tecnologicamente pronta para a disponibilização de serviços com características ainda mais inovadoras, em 5G SA", refere a operadora, num comunicado enviado às redações.

Com a tecnologia "Stand Alone", "abre-se uma nova página na capacidade de desenvolvimento e implementação de serviços", acrescenta a empresa, que é liderada por Miguel Almeida. A rede passa, por exemplo, a ser capaz de "suportar de forma massiva" equipamentos IoT (Internet of Things).

"Numa fábrica podemos ter dois serviços independentes – denominados "slices" – um para a conetividade das máquinas da fábrica (garantindo isolamento, velocidade garantida, latência baixa, entre outros) e um segundo para a restante conetividade corporativa (acesso à internet, email, entre outros", exemplica.


Até agora, o 5G SA da Nos só estava disponível no seu hub 5G, incubadora que visa potencial a inovação na experimentação assente nesta rede.

O 5G SA  foi desenvolvido com a Nokia, na parte da implementação de um novo núcleo (core) e componentes de sinalização, e com a Ericsson, na parte da evolução da componente de voz e perfil de cliente.

Dois anos em números

Segundo a Nos, um em cada quatro clientes da operadora já tem equipamento 5G. "Destes, cerca de 84% usa a tecnologia numa base recorrente", explica. 

E a expectativa é de que este número continue a aumentar. "São números que deverão crescer muito rapidamente, tendo em conta que 76% dos smartphones vendidos pela Nos já são 5G."

No que ao segmento empresarial diz respeito, a operadora já "fechou acordos para mais de 500 projetos 5G/IoT, em empresas e instituições das mais diversas áreas, desde a saúde ou o retalho".

"O desenvolvimento da quinta geração de redes móveis tem sido, ao longo destes dois anos, um vetor estratégico para a Nos, representando um investimento até ao momento de cerca de 420 milhões de euros, prevendo-se mais 110 milhões de euros nos próximos anos. Temos sido líderes nesta tecnologia, desde o primeiro momento, e temos aquela que é a melhor e maior cobertura 5G do País, com mais de 4.200 estações base e uma cobertura superior a 93% da população portuguesa. Queremos continuar a liderar, também, na captação de todo o potencial do 5G Stand Alone nas aplicações dos nossos clientes", afirma Jorge Graça, chief technology and information officer (CTO), na mesma nota.

Ver comentários
Saber mais Nos tecnologia empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio