Notícia
Governo "acompanha de forma próxima" despedimento coletivo na Altice
O Bloco de Esquerda chamou hoje ao Parlamento o tema sobre o despedimento coletivo de cerca de 300 pessoas na Altice para debate de urgência.
A Altice é "objeto de acompanhamento sistemático pela ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho)", garantiu hoje no Parlamento o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, no debate de urgência pedido pelo Bloco de Esquerda sobre o despedimento coletivo que a Altice está a executar.
E garantiu que em seis anos a ACT fez 269 ações inspetivas à Altice, que resultaram em 101 contra ordenações, num valor global de coimas de 462 mil euros.
As autoridades, garantiu, estão a acompanhar o processo de despedimento coletivo, que está a prosseguir o seu curso. E, uma vez que decorrem as negociações, o Governo diz não ser possível disponibilizar informações conclusivas.
Mas garantiu que o Governo faz "um acompanhamento de forma próxima" do processo, e assumiu que "não deixará de atuar caso se constate que os direitos dos trabalhadores estão a ser postos em causa ou violados", estando os organismos dos ministérios "mobilizados para acautelarem que os trabalhadores têm o devido acesso às informações e apoios que possam necessitar".