Notícia
Deutsche Telekom aumenta lucros em 6,4%
A maior operadora de telecomunicações europeia beneficiou de fortes desempenhos na Alemanha e nos EUA, onde detém a T-Mobile.
A Deutsche Telekom alcançou lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 11,1 mil milhões de euros no terceiro trimestral, mais 6,4% do que um ano antes e ligeiramente acima dos 11,05 mil milhões esperados pelos analistas, revelou esta quinta-feira a maior operadora de telecomunicações europeia.
A empresa alemã está a superar o desempenho dos seus pares europeus, impulsionada em grande parte pela "performance" na Alemanha e nos EUA. No mercado norte-americano, a Deutsche Telekom controla a T-Mobile US, que antes apresentou um forte crescimento no número de assinantes no terceiro trimestre e reviu em alta as perspetivas de lucro anual.
No mercado germânico as receitas de serviços cresceram 2,1% entre julho e setembro, ascendendo a 5,65 mil milhões de euros. A aposta da operadora no mercado doméstico tem sido centrada nas redes de fibra e nos serviços a clientes, incluindo um programa de fidelização para os clientes residenciais.
"O momento de crescimentos mantém-se de ambos os lados do Atlântico", destacou Christian Illek, "chief financial officer" (CFO).
As receitas orgânicas trimestrais cifraram-se em 28,5 mil milhões de euros, uma subida homóloga de 3,6%.
A gigante alemã reviu ligeiramente a sua estimativa de EBITDA para este ano, de 42,9 mil milhões para 43 mil milhões de euros, e aponta para que o EBITDA cresça entre 4% a 6% ao ano até 2027, referiu o CEO da empresa, Tim Höttges, no "capital markets day" no ano passado.
As ações da Deutsche Telekom fecharam na quarta-feira a valer 27,85 euros, cedendo 0,84%. No acumulado do ano, contudo, valorizam 28%.