Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Anacom passa a disponibilizar informações diárias sobre sinal da TDT

O regulador do sector de telecomunicações passou a disponibilizar diariamente informações sobre a qualidade do sinal da TDT nas várias regiões do país.

Bruno Simão/Negócios
15 de Fevereiro de 2016 às 13:12
  • ...

A partir de agora já é possível ter acesso a dados diários sobre a qualidade do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) em todo o país. A informação passou a ser disponibilizada no site da Anacom, através das sondas que instalaram de Norte a Sul do país, de acordo com um comunicado enviado pelo regulador esta segunda-feira, 15 de Fevereiro.

A informação sobre o sinal da TDT em determinada região não é em tempo real, a ferramenta tem o histórico de medições até à véspera do dia em que é feita a pesquisa.

Os níveis de qualidade do sinal registado em todos os distritos vão ser identificados com as cores verde, vermelha e amarela.

"A cor verde significa uma boa qualidade na recepção do sinal TDT (através do canal 56), no local onde a sonda se encontra instalada. O que significa que, para o dia em análise, em mais de 99% do tempo, o sinal TDT esteve acima do limiar mínimo de qualidade definido"; explica a entidade liderada por Fátima Barros.

"Caso a localidade pesquisada esteja assinalada com a cor vermelha isto significa que, para o dia em análise, houve dificuldades na recepção do sinal de TDT, no local onde a sonda se encontra instalada. O que quer dizer que em 1% do tempo ou mais o sinal TDT esteve abaixo do limiar mínimo de qualidade definido", detalha.

A cor amarela "significa que houve dificuldades na recepção do sinal TDT através do canal 56 mas que existem nesse local outros canais que asseguram a emissão do sinal TDT. A qualidade dos sinais emitidos nesses canais alternativos não é, contudo, medida por estas sondas. Receber as emissões com dificuldades significa que, em pelo menos 1% do dia, as medições registadas pela sonda estiveram abaixo do limiar mínimo de qualidade definido", sublinha a Anacom.

Esta ferramenta está disponível para o canal 56, "nos planos da Anacom está também passar a fazer a monitorização do sinal emitido pelos emissores dos outros canais que constituem a rede multifrequência: 40, 42, 45, 46, 47, 48 e 49".

Ver comentários
Saber mais Televisão Digital Terrestre Anacom TDT Fátima Barros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio