Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vodafone Telecel e Optimus dizem avaliam projecto Situs (act)

A Situs, empresa de «towering» detida pela Telecel e pela Optimus, está em avaliação devido à indefinição do arranque do UMTS, afirmaram António Coimbra e António Casanova, vice-presidente e presidente executivo daquelas operadoras.

28 de Novembro de 2002 às 16:33
  • ...
(actualiza com declarações de António Casanova) A Situs, empresa de «towering» detida pela Vodafone Telecel e pela Optimus, está em avaliação devido à indefinição do arranque do UMTS, afirmaram António Coimbra e António Casanova, vice-presidente e presidente executivo daquelas operadoras, no congresso da APDC.

«O grande valor que a Situs poderá trazer para os accionistas é a criação conjunta da rede do UMTS», referiu António Coimbra, acrescentando que «temos estado no impasse se o UMTS arranca ou não arranca».

À margem do congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comuncações (APDC), o mesmo responsável salientou que «há que repensar nos investimentos na rede UMTS. Naqueles que a Vodafone tem e naqueles que a Optimus tem planeados, para se ver qual é o valor que isso gera».

António Coimbra referiu que o futuro da Situs passa por duas componentes, a primeira de relocalizar os «sites» existentes para GSM para partilhar as antenas que já existem. A segunda depende da localização de novos «sites» que estão afectos dos planos a serem traçados pelas duas operadoras.

A Situs «está (...) em reavalição para termos consciência de qual é que são os planos de investimentos nossos e da Optimus», conclui o mesmo responsável.

António Casanova refere que esta «era uma empresa que fazia todo o sentido num cenário de arranque rápido do UMTS, que não é aquele que hoje se considera». Por isso, o presidente executivo da Optimus salienta que neste momento «é menos urgente porque ninguém está a pensar em fazer milhares de antenas, como até há bem pouco tempo».

A Situs, detida em igual parte pela Vodafone Telecel e pela Optimus, visa permitir aos dois operadores uma redução de investimentos e custos a nível de «towering».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio