Notícia
Em Las Vegas, controlam-se helicópteros com a mente
Há 46 anos que Las Vegas recebe fabricantes de mais de uma centena de países para lançar as novidades mais fresquinhas do mundo das tecnologias. Do convencional televisor ao telemóvel mais moderno, passando pelo garfo que controla a velocidade com que se come o almoço. O Consumer Electronic Show decorre até sexta-feira, nos EUA, e promete trazer novidades todos os dias, das já esperadas até às mais insólitas.
Os televisores continuam em grande destaque nesta feira de electrónica de consumo. Fabricantes como as rivais Samsung e LG, sem esquecer a Sony estão a fazer um grande investimento neste segmento. A Ultra HDTV (High Definition TV) é a tecnologia que está a dar que falar, depois da denominada alta definição (full HD). Foram lançados os televisores 4k que elevam a imagem para outra dimensão. A diferença passa pelo número de "pixels", passando de 1920x1080 "pixels" para 3840x2160.
Os gadgets inovadores, alguns deles ainda em versão piloto, também não são esquecidos. Como o HAPIFork que é um garfo com sensores que identificam o tempo entre uma garfada e outra e emitem um alerta vibratório quando a pessoa for muito acelerada na hora das refeições.
Os novos "smartphones" também surgem como uma grande aposta dos fabricantes, mais velozes, com ecrãs maiores e com maior definição. A Sony lançou o Xperia Z e o Xperia ZL, enquanto a Huawei apresentou a sua máquina Ascend Mate.
Na vertente da computação, os "ultrabooks" são os reis. Computadores mais potentes, mais finos e também mais caros. A Intel, fabricante de microprocessadores, afiança que o futuro passa que estes dispositivos tenham ecrãs tácteis e que estes tenham um sistema "wireless" que permita que sejam transformados em "tablet pc".
E não são só as tecnológicas que se apresentam em Las Vegas, também as fabricantes de carros estão mais uma vez presentes. A Toyota, por exemplo, lançou um carro que conduz de forma automática.
A feira vai continuar até ao próximo dia 11 de Janeiro e as grandes ausentes são a Microsoft e a Google – a Apple nunca participa.