Notícia
Saiba o que esperar da actualização do Mac pela Apple
O longo intervalo de actualizações do computador Mac, da Apple, chegará ao fim em breve, antes do importante período de vendas no final do ano.
Após lançar os novos iPhones e os Apple Watches no mês passado, a companhia de tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, EUA, está a voltar as suas atenções à categoria de produto mais antiga. A empresa deverá anunciar as actualizações do Mac no próximo dia 27 de Outubro, segundo fontes citadas pela Bloomberg.
O evento será realizado dois dias após a empresa divulgar os resultados trimestrais. Inicialmente, a Apple apontava a comunicação dos resultados a 27 de Outubro, mas antecipou a data para 25, justificando com um "conflito de agenda". Conhecida por planear ao pormenor os seus eventos, raramente reprograma anúncios de resultados.
As actualizações do Mac serão as primeiras desde 2015, com excepção do MacBook de 12 polegadas, que recebeu um novo acabamento em rosa dourado e processadores ligeiramente mais rápidos em Abril.
Embora a Apple dependa actualmente em grande parte das vendas do iPhone, a linha Mac continua a ser uma componente fundamental da empresa. Os Mac pesaram mais de 10%o das receitas em 2015, sendo a segunda maior fonte de vendas da empresa. No último trimestre, a receita do Mac ainda superou as vendas do iPad, mostrando resiliência numa categoria que alguns analistas disseram que seria canibalizada pelos tablets.
"A Apple olha para o Mac mais ou menos como um campo de testes para ver o que é possível. A empresa vê o produto como uma forma de forçar limites, de ver o que é possível nesse segmento e, com o tempo, levar o iPad a esse ponto", disse Neil Cybart, analista da Apple na Above Avalon.
A Apple preferiu não comentar. O site de notícias de tecnologia Recode noticiou, anteriormente, o evento do Mac.
A Apple tem vindo a desenvolver diversos novos produtos relacionados com o computador Mac, segundo fontes conhecedoras do processo.
A grande notícia será, pois, a actualização do MacBook Pro, que representa a primeira reformulação deste portátil desde 2012, devendo surgir mais fino, "trackpad" maior, placas de vídeo mais rápidas e um teclado diferente com teclas virtuais que mudarão de acordo com a aplicação que estiver em uso. Por exemplo, o editor de texto da Apple mostraria comandos de edição.
A Apple já está a trabalhar com programadores seleccionados para optimizar as aplicações de terceiros.
Há também uma nova versão do iMac em desenvolvimento, com opção de novos chips gráficos da AMD. Embora o mercado de computadores tenha mudado em direcção aos portáteis, o iMac continua importante para utilizadores como editores de vídeo, que precisam de mais capacidade e ecrãs maiores.