Notícia
Regulador dos EUA investiga Microsoft por questões concorrenciais
A FTC abriu uma investigação abrangente à gigante norte-americana do software, que vai desde a unidade de cloud à cibersegurança. Substituição de líder do regulador por Trump pode travar processo.
A Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC na sigla em inglês) iniciou uma investigação abrangente por questões concorrenciais à Microsoft Corp., que incide sobre várias áreas da empresa, como a unidade de computação de cloud, o negócio de licenciamento de software, a cibersegurança ou os produtos de inteligência artificial.
A decisão surge cerca de um ano depois de a FTC ter começado a realizar contactos informais com concorrentes e parceiros comerciais. Os investigadores formalizaram agora um pedido detalhado para que a Microsoft entregue informação, de acordo com fontes próximas do processo citadas pela Bloomberg.
Segue-se um encontro dos advogados da FTC com as concorrentes da Microsoft para que possam recolher mais informações sobre as práticas comerciais da empresa fundada por Bill Gates e atualmente liderada pelo CEO Satya Nadella.
O requerimento, que tem centenas de páginas, foi enviado para a empresa com autorização da presidente da FTC, Lina Khan. A abertura da investigação será uma das últimas medidas de Khan, que tem tido uma postura considerada agressiva na regulação de várias grandes empresas norte-americanas.
Caberá ao seu sucessor, que ainda terá de ser nomeado pelo presidente-eleito dos EUA, decidir se avança com a investigação. A expectativa é que Donald Trump nomeie um responsável mais flexível na regulação do poder empresarial norte-americano, pelo que a investigação em curso à Microsoft – e a outras grandes empresas – poderá ser revista.