Notícia
Portugal é o país onde o emprego em tecnológicas mais cresceu desde 2011
Não obstante o acelerado crescimento nos últimos anos, na comparação com os demais países da UE a percentagem do emprego garantido por empresas tecnológicas continua a ser das mais baixas.
Portugal é o país da União Europeia (UE) onde, nos últimos anos, mais cresceu a proporção de população empregada pelo sector das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 25 de Outubro, pelo Eurostat, o peso de especialistas em TIC no emprego total passou de 1,4% em 2011 para 2,3% em 2015, o que representa um universo de menos de 105 mil pessoas.
Não obstante este salto – o maior neste período, entre os 28 países da União -, Portugal continua na cauda da Europa quando se olha para a fatia do emprego garantida pelas tecnológicas, estando em 23.º lugar, aquém da média europeia (3,5%), numa tabela liderada pela Finlândia (6,5%) e que tem a Grécia no outro extremo (1,2%).
Os últimos dados disponíveis referentes a 2015 indicam que cerca de oito milhões de pessoas estavam ocupadas em toda a União como especialistas em TIC, um indicador importante para avaliar a capacidade das economias europeias de se adaptarem a um mundo cada vez mais digitalizado.
Esta profissão continua a ser, em grande parte, composta por homens, que representam 83,9% do emprego neste sector que exige qualificações elevadas: 60,5% dos que trabalham em TIC têm, pelo menos, grau académico equivalente a licenciatura.