Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

NATO instala dois centros de tecnologia em Portugal

O país foi escolhido para acolher duas estruturas DIANA que entrarão em operações em 2023, uma localizada em Almada e outra em Tróia.

Lusa_EPA/reuters
Marta Velho martavelho@negocios.pt 07 de Abril de 2022 às 19:32
Portugal foi escolhido pela NATO para acolher dois centros de inovação e aceleração de tecnologia aplicada à defesa, indica um comunicado conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Defesa, enviado esta quinta-feira às redações. Prevê-se que as duas estruturas "Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic" (DIANA) iniciem operações no próximo ano.

"O projeto DIANA é um instrumento que visa acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas emergentes e disruptivas no seio da NATO, principalmente tecnologias de duplo uso com aplicação na área da segurança e defesa", indica o comunicado do Governo.

Em concreto, o país vai receber um "Accelerator Network Site" e um "Test Centre", a instalar na Arsenal do Alfeite, em Almada, e no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Tróia, respetivamente. "A instalação destas estruturas em território nacional representa uma relevante oportunidade para a economia de defesa nacional e sua aproximação à rede de inovação que agora nasce na Aliança", lê-se.

A NATO está atualmente presente em Portugal através do "Joint Analysis & Lessons Learned Centre", em Lisboa, da Academia de Comunicações e Informações e do comando da "Naval Striking and Support Forces NATO" (STRIKFORNATO), em Oeiras.
Ver comentários
Saber mais NATO Portugal Ministério dos Negócios Estrangeiros Defesa DIANA economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresas política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio